Autoridades, produtores e convidados participaram da cerimônia

Programação segue até o dia 4 de agosto com atividades culturais que integram os cidadãos

A manhã gelada dessa sexta-feira, 5, não foi branca de geada, e sim colorida com a produção de flores da Floricultura Beto, na localidade de Bananal, em Pareci Novo. O local recebeu a Abertura Oficial da Safra de Flores e Mudas e da 3ª Festa da Cultura Alemã. Para simbolizar o momento, as soberanas realizaram o plantio de flores no primeiro canteiro das novas placas de indicação turística, um dos projetos apresentados ao público.

Essa foi a primeira cerimônia e abertura da safra de mudas e flores. De acordo com o prefeito, Oregino José Francisco (PDT), a iniciativa contribui com a valorização dos produtores e de toda a cadeia produtiva do município, que é a principal base da economia de Pareci Novo. “Atualmente temos em torno de 100 famílias que produzem e cultivam dezenas de espécies de mudas, flores e plantas. Esses empreendedores sempre estão buscando novidades e alternativas tecnológicas para melhorar suas produções, por isso daremos sequência a esta comemoração e em todos os anos traremos novidades”, afirma o prefeito.

Entre os corredores com flores e o predomínio de plantas verdes estavam autoridades, produtores, moradores e convidados para o evento, entre eles o alunos da Escola Municipal Rui Ramos. O pequeno João Pedro Pinheiro Gatti, 9 anos, estava encantado com as mudas de flores. “Pra mim a flor mais bonita é a orquídea”, pondera o garoto.

Douglas Brandt, representante da Floricultura Beto, local da abertura da safra, explica que as espécies produzidas pela família não são catalogadas, mas estima produzir cerca de 150 espécies. “Temos aqui suculentas, gramíneas, arbustivas e a caixaria, a mais popular aqui em Pareci Novo”, explica Brandt.

Cultura alemã é valorizada
Além da Safra de Mudas e Flores, Pareci Novo lançou a terceira edição da Festa da Cultura Alemã. De acordo com o prefeito Oregino José Francisco, o evento foi criado porque a maior parte da população do município é de origem alemã. “Esse evento faz as pessoas sentirem mais as raízes e lembrarem melhor os antepassados e as pessoas que contribuíram e desbravaram a região”, diz Oregino.

No próximo domingo, 7, a programação contará com o espetáculo “O Retrato”, uma produção em português e alemão que vai divertir o público a partir das 18h na Sociedade Cultural de Pareci Novo. Já na terça-feira, 9, acontece a Abertura da Safra da Bergamota Pareci.

Programação semanal da festa:
06/07 | 14h
3ª Confraternização dos Clubes de Mães no Ginásio Municipal.
07/07 | 18h
Teatro “O Retrato” em Português e Alemão na Sociedade Cultural de Pareci Novo.
09/07 | 13h
Abertura da Safra da Bergamota Pareci na Novocitrus, em Coqueiral.

Deixe seu comentário