A Campanha Nacional do Ministério da Saúde realiza neste sábado, 6 de maio, o “Dia D de Vacinação contra a Gripe“. Como em todo o Brasil, as cidades do Vale do Caí abrem suas unidades de Saúde Pública para imunizar os grupos prioritários (apenas São José do Sul optou por realizar o Dia D no dia 13 deste mês). As equipes estarão mobilizadas a partir das 8 horas.
– Maratá – Centro de Saúde ,das 8h ao meio-dia;
– Pareci Novo – UBS do Centro, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h;
– Brochier – UBS do Centro, das 8h às 17h;
– Montenegro abre todas suas unidades de Saúde no Dia D de Vacinação Contra a Gripe – entre 8h e 16h, sem intervalo ao meio-dia (UBS’s Germano Henke; Esperança; Industrial; Santo Antônio; Centenário; Centro e na Secretaria de Saúde). Importante ressaltar que o público ‘crianças de 6 meses a 6 anos de idade’ serão imunizadas apenas nas unidades com salas de vacinação ativas, que são a Pediatria na Secretaria e os postos do Centro e do Germano Henke.
Grupos Prioritários na Campanha Nacional de Vacinação
Devem receber o reforço anual: crianças de 6 meses a 6 anos de idade; trabalhadores da Saúde; idosos com 60 anos ou mais; pessoas com deficiência; pessoas com comorbidades; gestantes; puérperas; trabalhadores da Educação; caminhoneiros; trabalhadores do Transporte Coletivo (motoristas e cobradores); povos indígenas; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; adolescentes em medidas socioeducativas; e população privada de liberdade.
17 milhões de doses aplicadas e 25% de cobertura
Nesta sexta-feira, dia 5, o Ministério da Saúde confirmou 17 milhões de doses de vacinas contra a Gripe foram aplicadas. A Campanha Nacional de Imunização é voltada a grupos específicos, como idosos e profissionais de saúde, e faz parte das ações do Movimento Nacional pela Vacinação.
No total, cerca de 82 milhões de brasileiros fazem parte do grupo prioritário. Entre os idosos, a cobertura vacinal ultrapassou 30%. Quase 10 milhões de doses foram aplicadas nesse público. As pessoas com comorbidades também estão no foco da proteção, com aproximadamente 2 milhões de doses aplicadas. Mesmo com os avanços na campanha, o Ministério da Saúde ressalta que o percentual de imunizados precisa subir ainda mais para a efetiva proteção. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos elegíveis.
O Ministério da Saúde reitera que as pessoas dos grupos elegíveis, mesmo tendo tomado a vacina no ano passado, devem buscar a imunização neste ano. O agente causador da gripe é um vírus, em que as cepas (subtipos) podem mudar de um ano para o outro. Por isso, é importante se proteger dos vírus Influenza que estiverem circulando com mais intensidade. A pasta da Saúde também ressalta que a vacina é composta por vírus inativados, portanto, não é capaz de induzir o desenvolvimento da doença.