Foi sugerido o dia 15 de outubro para a retomada do projeto-piloto Rua do Lazer. O projeto consiste em fechar o trânsito de veículos na beira do rio. Nas Rua Álvaro de Moraes (Cais do Rio), quadra entre João Pessoa e a Assis Brasil, em frente ao prédio da Câmara de Vereadores. A proposta é ocorrer entre as 12 e 20 horas.

O tema foi debatido na Câmara, segunda (18), por iniciativa do Vereador Felipe Kinn Menezes (PMDB), juntamente com o Diretor de Transporte e Trânsito da SMOP, Aírton Vargas.

“Há algum tempo, estamos ouvindo moradores nas proximidades, assim como outras pessoas, sobre a nossa sugestão de fechar a Rua em frente à Câmara de Vereadores nos finais de semana, e gostaríamos de ouvir a posição do Diretor de Trânsito”, disse inicialmente Felipe.

O Vereador conta que frequentadores do Cais sugeriram que o fechamento ocorresse somente à tarde, para que eles pudessem desfrutar do local, juntamente com a família, e também de uma forma que fosse possível realizar algum evento que envolvesse a comunidade, como o Food Truck e jet-ski. “Somos privilegiados por termos um Rio que passa no meio da nossa cidade. Teríamos que aproveitar mais este local”, defendeu.

Para o Diretor de Trânsito, ”como há uma iniciativa que será retomada, a Rua do Lazer, a Administração é favorável ao fechamento da rua, para que voltem as atrações”. Comentou que está em estudos a data para o projeto-piloto, sugerindo o dia 15 de outubro, quando começa o horário de verão.

Seria iniciado com o fechamento em uma quadra. “Com o aumento da frequência do público e atividades, vai aumentando-se mais uma quadra e também se estendendo o horário”, disse o Diretor.

O Vereador Felipe Kinn propôs que, no domingo de início do projeto, sejam promovidos eventos, em parceria com entidades. “Tomando conhecimento da nossa intenção, moradores nos parabenizaram devido à questão da segurança, pois sabemos que é uma rua movimentada, principalmente nos finais de semana. Alguns pais me disseram que preferem frequentar o Parque Centenário, um local fechado”, declarou.

Há intenção de manter tratativas com a Diretoria de Cultura, sobre a possibilidade de se realizar um evento do tipo “abertura do verão”, exatamente no domingo, 15 de outubro, primeiro dia do Horário de Verão/2017-2018.

Aírton comenta que “As parcerias são importantes, e iremos trabalhar em conjunto, com a proposta de envolver também a Diretoria de Desporto, para a promoção de brincadeiras de rua”, revelou Vargas.

Novo encontro para discutir a realização do evento ficou marcado para a próxima semana, com o convite também à Brigada Militar e a Guarda Municipal.

Deixe seu comentário