Depois da abertura oficial ocorrida na noite de quinta-feira, dia 13, a 14ª Expofesta tem como atrações nesta sexta-feira, dia 14, o início do rodeio crioulo e a realização do IV Seminário Regional sobre Produção Sustentável do Carvão Vegetal, além de apresentações artísticas. Assim, desde cedo a cidade de Brochier está bastante movimentada.
Com diversos grupos acampados, a campeira do Parque da Expofesta transformou-se num novo bairro brochiense. Entre os seus residentes estão Giovani Rosa de Fraga e outras 14 pessoas vindas de Glorinha. “É um rodeio bem organizado. O pessoal é gente boa e trata bem a gente que vem de fora”, destacou o laçador. Giovani também salientou que o rodeio conta bom gado e boa premiação. Além disso, com a realização da Expofesta, o grupo também aproveitará as atrações e exposições presentes.
Quem também pretende aproveitar a Expofesta para além do rodeio crioulo é a família Romio, de Garibaldi. Ficando de responsável pelo acampamento enquanto os filhos Willian e Rafael laçam, o casal Roberto e Sandra Romio afirmou que o rodeio proporciona momentos em família e também a criação de novas amizades. “Aqui é um lugar bom. Os guris gostam de laçar aqui”, reforçaram.
Já no Centro Comunitário Católico de Brochier, produtores, empacotadores e outros atores da cadeia produtiva do carvão vegetal participaram do IV Seminário Regional sobre Produção Sustentável do Carvão Vegetal. Os presentes debateram sobre temas como o Cadastro Florestal, o sistema de produção e perspectivas do carvão vegetal no Brasil, as espécies florestais com potencial para a produção de carvão vegetal, o manejo de sistema silvipastoril, o panorama florestal e perspectivas do setor e o aprimoramento de regras de produção.
A doutora em engenharia de produção Sueli Miranda Santos foi uma das palestrantes. Vinda de Taubaté, São Paulo, e ligada à Universidade Técnica Federal do Paraná, ela lembrou que esteve em Brochier para realizar pesquisa para o seu mestrado e o seu doutorado. Nesta sexta-feira, a pesquisadora compartilhou um pouco do seu conhecimento.
“A intenção é mostrar como está o ‘estado da arte’ dos sistemas produtivos de carvão vegetal, o que tem sido feito de modernização e de melhoria de processos para que o produtor ganhe mais dinheiro, para que ele tenha possibilidade de aproveitar melhor a matéria-prima dele”, explicou sobre o objetivo da sua palestra. Ela enfatizou que buscou apresentar práticas simples que podem ajudar a melhorar a produtividade.
Festa segue até domingo
A 14ª Expofesta segue com intensa programação até o domingo, dia 16, quando ocorrerá, às 19h30min, show nacional com Maiara e Maraisa. Outras atrações são o rodeio crioulo, feira de agricultura familiar e artesanato e de indústria e comércio. Confira a programação:
Sexta-feira, dia 14
15h – Atrações locais
19h – Banda Hopus
Após, Show da Véia, com Heda Hesmitelz
22h – Gabriel Expresso
00h – Banda Champion
Sábado, dia 15
15h – Sax Banda Show
18h – Timbre Gaúcho
20h – Abertura oficial do rodeio com gineteada (campeira)
21h30min – JJSV Julian e Juliano
23h30min – Banda 10
1h30min – Dj Karine Larrê
Domingo, dia 16
9h – XVII Rústica de Brochier
12h – Banda Sempre Alegre
14h30min – Banda Amazônia
17h – Machado e Marcelo Tchê
19h30min – Maiara e Maraisa
21h – Baile de encerramento com a Super Banda K’necus