Conforme o sistema de monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), o Rio Caí atingiu às 2h15min desta quarta-feira, dia 27, a cota de inundação em Montenegro. A última atualização do sistema, realizada às 4h30min, aponta que o nível do rio está em 6,06 metros. Apesar disso, ainda não houve registro de alagamentos em ruas da cidade. Tão pouco foram realizadas remoções de famílias. As informações são da Defesa Civil em Montenegro.
Famílias que precisarem ajuda para saírem de casa podem contatar a Prefeitura ou o Corpo de Bombeiros Militar de Montenegro pelos telefones 3632-2333 ou 193. Coordenador da Defesa Civil em Montenegro, Clóvis Pereira ressalta que os órgãos de segurança seguem realizando o monitoramento do nível das águas do Rio Caí.
Em São Sebastião do Caí, o nível do rio ainda não atingiu cota de inundação. No entanto, conforme dados do sistema de monitoramento, lá o Rio Caí está se elevando a cinco centímetros por hora. A última atualização do sistema foi às 5h, quando o nível das águas era de 9,45 metros. A cota de inundação na cidade é de 10,50 metros.
Afluente do Rio Caí, o Rio Cadeia também está com nível elevado e subindo rapidamente. O monitoramento aponta para um aumento das águas em 11 centímetros entre as 3h e as 4h, antes – das 2h às 3h – o nível havia aumentado 9 centímetros. O sistema aponta que o Rio Caí estava na cota dos 8,43 metros às 4h30min, momento da última atualização. A cota de inundação na estação localizado no interior de São Sebastião do Caí é de 10 metros.