Foto: arquivo pessoal

Atletas do Vale do Caí brilhando no Brasil e no Mundo, 21 de Julho e Tok de Bola dominando as principais divisões dos clubes, lutadores no topo do pódio, dupla Gre-Nal batendo na trave e muito mais. Entre comemorações e frustrações, o ano de 2019 foi intenso no esporte. Abaixo, você confere os principais destaques desta temporada dentro das quatro linhas, nos ringues, nas águas e nas pistas.

Janeiro
3 de janeiro – Montenegrinos Giancarlo Gonçalves e Carlos Oliveira disputaram a Copa São Paulo de Futebol Júnior, por Bahia e Figueirense, respectivamente.

24 de janeiro – José Augusto Hoerlle, o Zé, e Arthur Bazi, ambos de Montenegro, foram campeões da Copa Teutônia com a equipe Juventus, na categoria 2004.

Fevereiro
28 de fevereiro – Destacamos a história da equipe Divas do Vale, de Voleibol, que conta com dois jogadores de Montenegro no elenco e conquistou a 1ª edição da Copa Sul Gay de Voleibol, realizada em Florianópolis-SC.

Março
19 de março – Lutadora montenegrina Fernanda Vodzik se sagrou campeã mundial de Muay Thai, na Tailândia. A atleta da cidade foi declarada vencedora devido ao fato de sua adversária não bater o peso.
23 de março – Maratá, Fênix e Máfia da Pimenta foram os campeões da 16ª edição da Copa Schin Intermunicipal de Futebol de Areia, em Maratá. A equipe anfitriã conquistou o título da categoria Força Livre ao superar o Casa da Borracha/RM Contabilidade, a mulherada do Fênix venceu o Tok de Bola na final e o Máfia da Pimenta levantou a taça da disputa Municipal.

Abril

Foto: Lucas Uebel / divulgação Grêmio

17 de abril – Após dois empates sem gols, o Grêmio derrotou o Inter nos pênaltis e conquistou o título do Campeonato Gaúcho, na Arena. O goleiro Paulo Victor defendeu três cobranças e o centroavante André converteu o pênalti decisivo para confirmar a 38ª conquista estadual do tricolor.

22 de abril – Campeão catarinense com o Avaí, o zagueiro montenegrino Eduardo Kunde recebeu o troféu de prata como jovem revelação do estadual. O atleta local ainda foi titular da equipe em boa parte do Brasileirão.

Maio
3 de maio – Início dos Jogos Escolares de Montenegro, com a disputa de atletismo, no Parque Centenário. Durante o ano, ainda ocorreram etapas de futsal, futebol sete, vôlei, basquete, handebol, xadrez e tênis de mesa.

25 de maio – Meio-campista montenegrino Giancarlo Gonçalves conquistou seu primeiro título pelo Bahia. O atleta foi titular da equipe na conquista do Campeonato Baiano Sub-20. Na final, o tricolor de aço venceu o Canaã, nos pênaltis.

Junho
15 de junho – Poço das Antas conquistou o título da primeira edição da Copa Transcitrus de Futsal, que reuniu oito equipes do Vale do Caí. Na decisão, o time de Poço das Antas venceu as duas partidas contra Harmonia.

29 de junho – Os lutadores Alexsandro Borges, Jucemara dos Santos Saldanha, Andria Teixeira da Silva, Eduardo Santos e Júnior Alves, da equipe Nitro Team, conquistaram o título do Campeonato Brasileiro de Muay Thai, em Gramado.

Julho
7 de julho – Com gol do gremista Everton, a Seleção Brasileira venceu o Peru por 3 a 1 (gol peruano marcado por Paolo Guerrero, do Inter) e conquistou a Copa América, no Maracanã.

20 de julho – Tok de Bola conquistou o título da Série Ouro do campeonato de futebol sete do Grêmio Gaúcho (primeiro semestre) ao vencer o JDN na decisão. Na Série Prata, o campeão foi o Unidos/Agrogauer/Trans Brothers.

27 de julho – Lutadores montenegrinos Mari Lopes e Yustos Techeira conquistaram a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Jiu Jitsu Esportivo, disputado no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
Agosto
9 de agosto – John Deere superou a CBC na decisão e conquistou o título dos Jogos do Sesi de Futsal, pela categoria Força Livre.

17 de agosto – Clube do Comércio sediou a segunda edição do Nitro Fight em Montenegro. Competição de muay thai reuniu 80 atletas de todos os cantos do Estado.

24 de agosto – Tradicional 21 de Julho derrotou o Chelsea por 2 a 0 e conquistou seu sexto título na Série A do campeonato de futebol sete do Cantegril. Na Série B, o título ficou com o estreante Peludos F.C, que venceu o Spartha Chopp pelo mesmo placar. Na categoria Veterano, o +QD+ ergueu a taça, enquanto na categoria Sênior, o vencedor do torneio foi o 21 de Julho.

Setembro
12 de setembro – O medalhista olímpico e ex-nadador Gustavo Borges visitou Montenegro e concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal Ibiá.

Foto: Ricardo Duarte / divulgação Inter

18 de setembro – A derrota mais dolorida do ano para os colorados. Em pleno estádio Beira-Rio, o Inter perdeu para o Athletico-PR por 2 a 1 e ficou com o vice-campeonato da Copa do Brasil.

22 de setembro – Boca Juniors conquistou o título da 1ª edição do Campeonato de Integração da Liga Montenegrina de Futebol Sete (LMF7) na categoria Força Livre, ao vencer o Tok de Bola na final. Nos Aspirantes, a taça ficou com o Arrozeira, na categoria Feminino o campeão foi o Juventus e, na categoria Veterano, o Boca Juniors também levantou a taça.

22 de setembro – A zagueira montenegrina Isadora Gehlen foi campeã da Liga Sul-Americana Sub-20 com a Seleção Brasileira. A jogadora da cidade foi titular em todas as partidas do Brasil na competição.

Outubro
13 de outubro – Montenegro Automóvel Clube (MAC) recebeu a 10ª etapa do Campeonato Pirelli de Veloterra e reuniu 176 pilotos gaúchos.
13 de outubro – As pequenas Ana Laura Camargo de Mello e Isabela Wolf Diemer, de Montenegro, sagraram-se campeãs da Copa Mercosul de Patinação Artística, na cidade de Campo Bom.

23 de outubRO – Grêmio sofre seu maior revés na história da Libertadores da América. No Maracanã, o tricolor foi goleado pelo Flamengo (que viria a ser campeão continental no mês seguinte) por 5 a 0 na partida de volta da semifinal da competição.

Novembro
5 de novembro – Campeão brasileiro de Stand Up Paddle nas categorias Amador e Júnior, o atleta montenegrino Murilo da Rosa foi selecionado para representar o Brasil no Campeonato Mundial de SUP, em El Salvador.

10 de novembro – Maratonista montenegrino Argeu da Silva completou a Maratona de Atenas, na Grécia, em 3 horas e 27 minutos.

17 de novembro – Montenegro recebeu o Troféu Nied Bike Center, válido pela primeira etapa da 16ª Copa União de Ciclismo. Cerca de 100 atletas gaúchos participaram da disputa inédita na cidade.

25 de novembro – Equipes Três Amigos (Masculino) e Várzea (Feminino) foram campeãs do Campeonato Municipal de Canastra de Pareci Novo, no ginásio Armin Adolfo Heldt.

30 de novembro – Categoria 2006 (Sub-13) do Fera conquistou, pelo terceiro ano seguido, o título do Campeonato Estadual Inovação de Futebol. Nesta temporada, o título veio sobre o Sete de Setembro, em Bento Gonçalves, com uma vitória de virada por 2 a 1. A garotada do Fera nascida em 2009 ficou com o vice-campeonato do torneio.

Dezembro
1° de dezembro – Luciano Pinto e Márcio Rodrigues conquistaram o cinturão da Copa dos Campeões de Jiu Jitsu, em Porto Alegre. O lutador Luciano Pinto ainda garantiu uma passagem para disputar o Mundial de Las Vegas, em 2020.

1° de dezembro – Os pilotos montenegrinos José Felipe Mombach, Monique Valentini da Silva e Carlos Gustavo Kettermann se sagraram campeões gaúchos de Motocross.

7 de dezembro – Ciclista Rodrigo Barreto conquistou o bicampeonato gaúcho da modalidade, pela categoria Máster A. Em Santa Cruz do Sul, o montenegrino venceu a prova de Contrarrelógio e faturou o segundo título seguido no Estado. Pela categoria Elite, Rafael Rosa subiu ao pódio com o terceiro lugar na prova de Contrarrelógio e com o segundo lugar na prova de Resistência.

Foto: arquivo pessoal

13 de dezembro – Rodrigo Barreto voltou ao topo do pódio em Maringá, no Paraná. O ciclista da cidade conquistou o título do Pan-Americano pela categoria Máster A1, na prova de Contrarrelógio.

21 de dezembro – Tok de Bola derrotou o Os Restos por 3 a 2 e conquistou o bicampeonato da Série Ouro no Grêmio Gaúcho. O título da Série Prata ficou com o Unibol, que superou o Skinão nos pênaltis, após empate em 2 a 2 no tempo normal.

21 de dezembro – 21 de Julho se sagrou heptacampeão da Série A no Cantegril ao vencer o Peludos por 4 a 1 na decisão. Na Série B, a taça ficou com o Alma Castelhana, que superou o Celtic por 2 a 0. Na categoria Veterano, o campeão foi a Brenner, que levou a melhor sobre o +QD+. Já na categoria Sênior, o título ficou com o Imigrantes.

Deixe seu comentário