O ano de 2019 foi marcado por perdas para inúmeras famílias no Vale do Caí. Casos trágicos contados nas páginas do Jornal Ibiá, que mostram a triste realidade observada na ligação de jovens com o mundo do crime, na imprudência do trânsito, nos incidentes domésticos e na falta de controle em relacionamentos amorosos.

Apesar da dor das perdas familiares, vale recordar e refletir sobre os fatos que marcaram os últimos 12 meses seja para lamentar ou para pensar uma forma de evitar que situações semelhantes se repitam neste novo ano.

Janeiro de 2019 começou “pesado”, especialmente para o município de Triunfo, que contabilizou 15 casos de assassinatos no ano passado. Capela de Santana também aparece na lista dos municípios onde o crime não deu trégua durante o ano. A cidade teve sete homicídios relacionados ao tráfico de drogas ao longo de 2019. Montenegro teve sete mortes, sendo que, desta, um caso foi de feminicídio seguido de suicídio.

Janeiro
Dia 1º – 2019 começou com assalto a uma repórter do Jornal Ibiá. A profissional saía do Hospital Montenegro onde havia feito uma matéria, quando foi abordada pelo indivíduo armado com uma faca. O homem levou o veículo do Ibiá, câmera, celular e pertences da jornalista.

Dia 9 – Mirian Ribeiro Pereira, de 52 anos, e os filhos Valquíria, de 30, Valeria, de 28, e João Paulo Pereira Borges, de 21, foram mortos por golpes de faca, por um vizinho. O crime ocorreu em Triunfo.

Dia 14 – Miguel Honório da Rocha, de 61 anos, foi atingido por disparo de arma de fogo. O crime aconteceu na localidade de Tapera Queimada, Rodovia TF-130, em Triunfo.

Dia 25 – A trágica morte de uma menina de um ano e sete meses causou comoção em Brochier. A pequena Emily Luísa da Silva foi atingida de forma acidental pelo carro dirigido pelo pai dela, Jaime Luis da Silva, 33 anos.

Dia 27 – Miriam da Silva de Oliveira, 23 anos, morreu no dia 27 de janeiro após colisão frontal em São José do Sul. Ela estava em uma Honda Biz. O acidente foi no quilômetro 281 da BR-470, em São José do Sul, próximo à ponte em Campo do Meio. Estudante do curso técnico de Enfermagem do Colégio Sinodal Progresso, ela era estagiária do Hospital Montenegro (HM).

Fevereiro
Dia 26 – O mês de fevereiro ficou marcado pela morte dos jovens Maicon de Oliveira Gomes, de 22 anos, e Morgana dos Reis da Silva. Eles morreram em um incêndio à residência na rua Independência no bairro Ferroviário, em Montenegro.
Dia 27 – João Vitor dos Santos,17, morreu após uma batida entre sua bicicleta e um caminhão, na ERS-124, entre os acessos aos bairros Germano Henke e Aeroclube, em Montenegro. Ele sofreu traumatismo craniano e não resistiu.

Março
Dia 27 – Vitor André Couto Pereira, de 17 anos, foi espancado e largado em uma valeta na localidade de Costa da Serra. O jovem faleceu no dia 2 de abril.

Abril
Dia 4 – O soldado Emerson Daltri Tadielo, de 41 anos, morreu ao ser atingido por um disparo de arma de fogo no pescoço. O fato ocorreu na localidade de Coxilha Velha, próximo à divisa entre Montenegro e Triunfo, quando o PM parou em uma loja, no quilômetro 391 da BR-386, para comprar um vaso de flores quando foi atacado por bandidos, com quem trocou tiros.

Dia 13 – O advogado Luís Claudio Schumacher, 24 anos, faleceu em um acidente de trânsito na RSC-287. A colisão envolveu o automóvel Pálio, do jovem, e uma Carreta.
Dia 15 – Brenda Ferreira da Silva de 19 anos e Gracieli Leite, 33, foram encontradas sem vida por cortadores de mato em uma propriedade particular em Capela de Santana. Os corpos foram parcialmente queimados e apresentavam marcas de tiros. As namoradas tinham envolvimento com tráfico de drogas.

Maio
Dia 1º – Os corpos de Luiz Alberto Santana Pedroso de 52 anos de idade, e Lucas Dos Santos, 31 anos, foram abandonados na Estrada Sanga Funda, divisa de Capela de Santana com Portão. Ambos estavam com as mãos amarradas para trás e receberam tiros nas cabeças. Na noite anterior ao crime, ambos foram sequestrados no interior de Taquara e levados até Capela de Santana.

Dia 10 – Um grave acidente foi registrado no quilômetro 260 da BR-470, em Linha Nova Alta no município de Salvador do Sul. A motocicleta Honda CG Fan conduzida por Maicon Douglas Martins de Souza de 17 anos de idade se deslocava no sentido São José do Sul quando invadiu a pista contrária e colidiu com um caminhão Volkswagen Cargo. Fabrício da Silva Martins, de 18 anos estava na carona do veículo e também perdeu a vida. Os jovens eram primos.

Junho
Dia 1º – Leandro de Melo Mateus, de 30 anos, faleceu após ser atingido por seis tiros. O crime ocorreu na rua Ernandes Azevedo Fernandes, esquina da Benjamin Alves Barreto, no bairro Aeroclube, em Montenegro.

Dia 24 – Um crime chocou a comunidade de Capela e região.Um policial militar de 31 anos, matou a própria esposa Thaiane de Oliveira, de 29 anos. Ele teria confundido a companheira com um invasor e efetuou dois disparos contra ela.
Dia 25 – O cadáver de Richard Costa da Silva, de 15 anos foi encontrado em um banhado, próximo à Rua A, na Vila Portelinha, em Capela de Santana. Conforme a polícia, o local é conhecido por ser de domínio do tráfico de drogas. Cães farejadores auxiliaram policiais civis e militares nas buscas.

Dia 29 – Cristiano Telles de Castro, de 30 anos, saía de uma festa quando um veículo passou e efetuou três disparos que o acertaram.  O homem foi socorrido pelo Samu e levado ao Hospital Montenegro, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Dia 30 – Um suposto assaltante foi morto e uma vítima foi baleada, na localidade de Batinga Sul, próximo a escola do local, em Brochier. O indivíduo que morreu foi identificado como Vagner de Azeredo, de 34 anos, e possuía vários antecedentes criminais.

Julho
Dia 5 – João Carlos Neis, de 63 anos, morreu em um incêndio na casa onde morava com a esposa, na rua Ricardo Carlos Lerch, no bairro Olaria, na antiga Ponte Seca, perto do Campo da Brigada Militar. O fogo teria sido provocado pelo próprio homem, após se embriagar.
Dia 16 – A operação “Dia D Combate aos Crimes Rurais” cumpria mandados de busca e apreensão, na localidade de Potreiro Grande, próximo à Estrada da Pedreira Velha, quando o escrivão Edler Gomes dos Santos, 54 anos, foi vitimado em confronto. O suspeito de atirar no policial, Cláudio Roberto Narde, 59, também acabou morto.

Outubro
Dia 2 – A Brigada Militar de São Sebastião do Caí foi comunicada, através de uma denúncia, que um homem estaria tentando matar uma mulher afogada nas águas do Rio Caí, próximo à Praça da Santinha, no bairro Navegantes. Ao apurar, os policiais chegaram ao local no momento em que o indivíduo forçava a cabeça da companheira a permanecer embaixo d’ água. A vítima foi salva.

Dia 7 – Uma colisão do tipo frontal na altura do quilômetro 41 da ERS-124, em Montenegro, entre um Corsa Sedan e um caminhão, tirou a vida de Cilmar Vivaldino de Alvarenga, de 50 anos de idade. E deixou Sílvio Renato de Azeredo, de 42, preso às ferragens do veículo de carga.
Dia 11 – Brochier lamentou a perda de um de seus munícipes. Silberto Henrique Francisco, de 61 anos, foi encontrado morto por volta das 20h35min do dia 10, em um mato, na localidade de Vila Progresso. O cadáver foi localizado por Rosane Viebrantz, moradora do local. Silberto teria passado mal em meio à área de queimadas.
Dia 23 – O pescador Jair Lemes da Silva, 49, foi morto em sua própria embarcação na comunidade da Praia Grande. Ele foi a 13ª vítima na cidade.

Novembro
Dia 5 – Douglas Maciel Roden, de 29 anos, atirou no abdômem e no peito de sua esposa, Roniana Alicia Schu, 21, e, logo em seguida, tirou a própria vida com um tiro na testa. O crime ocorreu em Montenegro.
Dia 10 – Um acidente com o veículo em que estava o casal Osmar Estock, de 43 anos, Simone de Lima, ocorrido em Pareci Novo, marcou a data. Osmar foi a óbito no dia 11. Já Simone sofreu fraturas, passou por cirurgia e recupera-se do trauma.
Dia 12 – Polícia encontrou o corpo do jovem Vinícius Renato dos Santos da Roza, 17, desaparecido em Montenegro no dia 27 de setembro. O cadáver estava próximo de um açude em Triunfo.
Dia 14 – Um grupo de pais procurou o Ministério Público ao suspeitar de maus tratos-contra seus filhos em uma creche. A escola era particular, mas a maioria das crianças mantidas no local eram usuárias do sistema de vagas disponibilizadas pelo município – através do sistema de compra de vagas.

Dezembro
Dia 7 – Vivian Franciny Schnorr da Silva, de 33 anos, foi raptada de casa, em Capela de Santana, por quatro criminosos armados, que a levaram até Viamão em um veículo Celta. A mulher foi encontrada degolada.
Dia 12 – O jovem Luís Felipe dos Santos, de 16 anos, também conhecido como Felipinho, foi executado na madrugada. O crime ocorreu em frente à casa onde morava com a mãe, na Rua A no bairro Minha Morada, em Capela de Santana. A Polícia acredita que o homicídio seja queima de arquivo ou cobrança de dívida do tráfico.

Dia 13 – Antônio Araújo, de 52 anos perdeu a vida em um incêndio na localidade de Bom Jardim do Caí, em Montenegro. Segundo populares, o morto vivia na residência com um irmão, que não estava na edificação no momento do acidente.

Dia 21 – Triunfo registrou sua 15ª morte do ano. Julio César Machado Elias, 32 anos, foi morto com golpes de arma branca na rua próxima à casa dos seus pais, na Vila do Peninha, na divisa com Montenegro. De acordo com informações da Polícia Civil, ele seria usuário de drogas e há possibilidade de que a morte tenha relação com esse fato.

Deixe seu comentário