Começamos o resumo dessa semana com uma ação deflagrada pela Polícia Civil de Montenegro nesta sexta-feira, 15, para combater o tráfico de cocaína na região.

A operação Dados Lançados cumpriu 11 mandados em Montenegro, Pareci Novo e São José do Sul, resultando em cinco prisões e apreensão de droga, armas, documentos e carros de luxo. O esquema era mantido por pessoas de alto padrão do Centro da cidade e usava um prostíbulo como “boca de fumo”.

No fim de semana passado, Fábio Henrique da Silva Coitinho, 23 anos, morreu em acidente de trânsito na ERS-124, em Pareci Novo, após uma colisão entre sua moto e uma caminhonete IX-35, de Teutônia.

Ainda na área policial, destaque para as mudanças nos comandos da EsFES e de batalhões da região. O Tenente-Coronel João Luís Machado deixa o 5º BPM para comandar a Escola De Formação e Especialização De Soldados. Seu sucessor é o Tenente-Coronel Rogério Pereira Martins. Já o 27º Batalhão, de São Sebastião do Caí é comandado pelo Major Oberdan do Amaral Silva

No final de semana, Montenegro perdeu o ex-vereador e secretário municipal em diferentes Administrações, Vaceli Flores de Oliveira, 87 anos. Ele faleceu no último sábado vítima de complicações após cair no banheiro de casa há cerca de um mês.

No início da semana, o vento forte e a chuva provocaram estragos na região. Fachadas de lojas foram arrancadas, galhos foram arremessados nas ruas e casas destelhadas. Em Montenegro, o susto maior foi no Aeroclube, que teve um hangar destelhado e dois aviões avariados. Na região, a falta de luz e água foram os principais transtornos.

Lembra da história dos irmãos Teófilo e Assis Azeredo, que no final do ano passado foram à França reencontrar a mãe, após mais de 30 anos? Um novo capítulo dessa história foi contado essa semana e emocionou os montenegrinos. Dessa vez a irmã Leidy Daiany Alves Divert, de 34 anos, que saiu do Rio Grande do Sul no ventre da mãe e nasceu no Pará, veio a Montenegro conhecer sua história e resgatar um vínculo afetivo.

No Hospital Montenegro, o mamógrafo adquirido pela Prefeitura em 2015 saiu das caixas, mas permanece parado. Atrasos, falta de comunicação entre as partes envolvidas e não prestações de contas levaram ao vencimento do convênio e à paralisação do processo de liberação do equipamento. Atualmente, para começar a funcionar, a instituição precisa de um repasse do Governo do Estado.

O Aedes aegypti é uma preocupação na região. Em Montenegro, já foram registrados 23 focos do mosquito em 2019. Em Maratá foram registrados três focos e São Sebastião do Caí já confirmou 25. Brochier, Pareci Novo, São José do Sul e Triunfo não registraram a presença do Aedes ainda esse ano.

Foi aprovada e sancionada a lei que proíbe os estabelecimentos comerciais de Montenegro de fornecerem canudos e copos descartáveis de plástico aos clientes. Será permitido o uso destes produtos se forem fabricados com materiais biodegradáveis ou comestíveis.

Estamos no período de raleio da bergamota e o valor não agrada os produtores da região. O preço da tonelada da bergamotinha verde foi fixado em torno dos R$ 172, o que é considerado baixo pelos citricultores.

A construção do pedágio da BR-386, em Montenegro, vai iniciar em abril. O Grupo CCR está assumindo a rodovia federal e promete entregar praça até fevereiro do ano que vem. A tarifa básica deve custar R$ 4,30 e, por enquanto, não há previsão de isenções para os motoristas de Montenegro.

As kombis deixam de ser usadas no transporte escolar de Montenegro neste ano letivo. O edital para a contratação do serviço prevê a utilização somente de ônibus de, no mínimo, 25 lugares. A mudança seria uma forma de aumentar o número de passageiros por utilitário e otimizar a prestação do serviço.

Em São José do Sul as aulas do ensino fundamental serão retomadas na segunda-feira, dia 18. No entanto, a Creche Laranjinha, retomou suas aulas ainda no dia 6 deste mês. A principal novidade no município é a obra de ampliação da creche, que deve ser entregue até o final do mês.

Em Brochier, a Emei Sapatinho de Cristal retomou as atividades no dia 4, já com três novas salas em funcionamento. As demais escolas retornam no dia 20, quarta-feira. Também no dia 20, as escolas municipais de Pareci Novo voltam às aulas. Somente a Emei Professora Elisane Schneiders voltou no dia 13.

E em Maratá, a Emei Descobrindo a Vida retornou às aulas no dia 4 de fevereiro. Já as escolas de Ensino Fundamental retornam nesta segunda-feira, dia 18. Todas as escolas municipais passaram por reformas e adequações.

No esporte, destaque para os nove atletas da equipe JA Jiu-Jitsu de Montenegro que estarão no domingo, dia 17, em Tramandaí para disputar a segunda etapa da Copa Prime de Jiu-Jitsu.

As irmãs Denise e Débora Vargas farão no domingo, dia 17, sua primeira corrida no ano. Elas participarão, em Maquiné, da prova do Campeonato Gaúcho de Corrida Trilhas & Montanhas 2019.

O horário de Verão termina hoje. À meia-noite deste sábado, não esqueça de atrasar seu relógio em uma hora.

Continue nos acompanhando através das edições impressas do Ibiá e do portal www.jornalibia.com.br.

Deixe seu comentário