­Olá! É hora do resumo da semana! E iniciamos, infelizmente, tendo que alertar os donos de cães e gatos. Em especial os moradores do bairro Ferroviário.

Nos últimos dias, pelo menos 5 animais foram envenenados. Quatro cachorros foram mortos entre a noite de quarta-feira e a manhã de quinta-feira. Já na manhã de sexta, uma moradora denunciou ataque contra um gato branco. Ele foi encontrado morto próximo à Estação da Cultura. Desde o ano passado, o bairro já registra pelo menos 8 casos similares.

E o assunto mais comentado da semana foi a denúncia de agressão a pelo menos quatro crianças na Escola Municipal de Ensino Infantil Descobrindo a Vida, em Maratá. Câmeras de monitoramento registraram quando uma servidora cobriu o rosto de menores com cobertor, enquanto eles dormiam. Cenas de empurrões e balanço exagerado da cadeira de alimentação de um bebê também foram gravadas. Prefeitura e Conselho Tutelar investigam o caso. A funcionária está afastada enquanto transcorrem as investigações.

E quem trafegou em direção à Porto Alegre na início da manhã de terça-feira enfrentou dificuldades. É que uma carreta tombou na madrugada no quilômetro 397 da BR-386. Não houve vítimas, mas, o congestionamento atrapalhou muita gente.

Mais um crime assustou moradores de localidade do interior, dessa vez, Passo da Serra. Três homens trabalhavam no corte de lenha quando foram surpreendidos por um jovem armado. O caso acabou com a prisão de um rapaz de 19 anos, suspeito de ser o ladrão. No momento da prisão, ele ainda utilizava uma moto furtada e com a placa adulterada.

O detalhe é que a família do acusado é vizinha da casa onde o crime ocorreu. O jovem atualmente mora em Estrela e teria vindo visitar a mãe e o padrasto, além de fazer uma entrevista de emprego. Ele deixou a prisão após pagar fiança no valor de 900 reais e responderá em liberdade.

Numa boate às margens da ERS-287, três pessoas foram presas, o casal de proprietários e uma funcionária. Todas por tráfico de drogas. As prisões ocorreram durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão, coordenados pela Delegacia de Polícia Civil de Brochier.

E uma boa notícia na área econômica! Com investimento de cerca de R$ 5 milhões, o Grupo Vibra inaugurou seu Centro de Inovação. A estrutura de 600 metros promete intensificar melhorias e a criação de novos produtos na linha de frangos. Com a novidade, a Vibra – que tem frigoríficos aqui, no Paraná e em Minas Gerais – projeta a renovação de 25% do seu portfólio.

Já na área de Saúde, uma notícia preocupante. Em razão da implantação do eSocial no Hospital Montenegro, que operacionaliza o Samu na região, foi realizado um reajuste no valor que as prefeituras pagam para ter disponível o serviço de urgência e emergência 24 horas. O aumento fez com que Pareci Novo e Tabaí solicitassem o cancelamento da parceria por dificuldades financeiras.

Agora as secretarias de saúde municipais terão que ter seus próprios serviços 24hs para atendimentos na cidade. Já nas rodovias, estaduais e federais, espera-se, que o Samu siga atuando, afinal, Estado e União também tem responsabilidade no pagamento ao serviço.

Para discutir detalhes da criação de uma Marca Coletiva para a identificação dos citros do Vale do Caí, a Câmara Regional de Citricultura do Vale do Caí promove dia 18 de julho uma reunião. O debate deverá incluir a viabilidade, a utilidade e os procedimentos para instituir a marca. A identificação daria notoriedade aos frutos produzidos, facilitando a presença no mercado.

Em Maratá, o grupo “Cânions Macega e Linha Götz” é o ganhador do concurso EcoVídeo 2018. A decisão foi revelada após os trabalhos de três grupos serem avaliados pelos jurados. A avaliação levou em conta a criatividade, originalidade, qualidade e a relação do vídeo com o tema proposto. Parabéns ao grupo!

E você lembra dos postes no meio da rodovia Transcitrus, no distrito brochiense de Linha Pinheiro Machado? Pois eles já estão apenas na lembrança. As estruturas foram retiradas após a empresa contratada pela prefeitura para fazer o serviço receber a autorização da RGE Sul. O serviço extra custou aproximadamente R$ 40 mil.

Em São José do Sul, as comunidades de Linha Bonita Alta e São José do Maratá receberão poços artesianos. A perfuração será possível através de uma parceria do Executivo local com o Estado, que oferece o maquinário necessário para realizar a perfuração e faz testes de vazão e qualidade da água, enquanto que o Município arca como diesel das máquinas e os materiais necessários para colocar o poço em funcionamento.

No esporte, o grande destaque da semana é o duelo entre França e Croácia, que decidirá a Copa do Mundo da Rússia. As duas equipes escrevem o último capítulo deste mundial no domingo, a partir do meio-dia.

Em Montenegro, o treinador Alex Gonçalves, o Leleco, vai reativar a escolinha do Grêmio Esportivo Municipal e reabrir o clube. Também destacamos essa semana a história do jornalista mineiro Eugênio Sávio, que participou de sua sexta Copa do Mundo como fotógrafo em 2018.

E pra fechar, um convite à solidariedade. Será que você não tem uma peça de roupa, calçado ou cobertor em bom estado sobrando e que pode aquecer alguém? Até as 15hs desse sábado ocorre o Dia D da Campanha do Agasalho 2018, na Praça Rui Barbosa.

 

Deixe seu comentário