Nesta quinta-feira, a Operação Las Vegas, cumpriu mandados de busca e apreensão em Montenegro e Salvador do Sul. Foram localizadas 88 máquinas-caça níqueis, em quatro locais; além de dinheiro e outros objetos.

A investigação sobre a morte do inspetor Leandro de Oliveira Lopes, 30 anos, em maio do ano passado, concluiu que o tiro fatal partiu de um fuzil utilizado pelos agentes policiais. Contudo, a perícia não pode concluir quem foi o autor do tiro, pois a bala ficou danificada ao atingir o colete de Leandro.

Dois meses depois do incêndio no bairro Ferroviário, corpo da menina morta ainda não foi sepultado. A suspeita é que se trate de Morgana dos Reis da Silva, de 14 anos. A confirmação só acontecerá após um novo exame de DNA.

Os Bombeiros Voluntários de São Sebastião do Caí completam 24 anos na próxima quarta-feira, 1º de maio. Nesse período, já foram atendidas 28 mil ocorrências. Parabéns!

Boa notícia para a economia local: a JBS anunciou o investimento de R$ 36 milhões em Montenegro. O valor será destinado à instalação de uma nova fábrica de fatiados, dentro do complexo já existente da empresa, no bairro Imigração.

A inserção de nomes no cadastro positivo passará a ocorrer de forma automática. O cadastro já existe desde 2011, com um histórico financeiro de empresas e pessoas físicas que são bons pagadores. Até este a adesão era voluntária.

Mais de 21 mil eleitores ainda não fizeram o cadastramento biométrico. Agora, a biometria é obrigatória em Montenegro e o prazo para fazer é 4 de dezembro. Após essa data, quem não tiver o cadastro biométrico, pode ter o título de eleitor cancelado, entre outras sanções.

Já o eleitor que não foi às urnas e nem justificou sua ausência nas três últimas eleições, deve regularizar sua situação até o dia 6 de maio, sob pena de cancelamento da inscrição.

A comunidade Morro Montenegro enfrenta um verdadeiro rally para usar os 8,3 quilômetros de chão batido por onde é escoada farta produção agrícola local. A prefeitura informa que os trabalhos de patrolagem foram suspensos enquanto aguarda-se o Estado renovar a cessão do maquinário.

O mau cheiro continua em Montenegro e região. Após meses de especulação e levantamentos, a conclusão era de que o biofertilizante da Ecocitrus estava sendo aplicado sem a maturação ideal, o que demandou correções. Com a sequência do problema, no entanto, a Prefeitura investiga outras possibilidades de origem do fedor.

Pelos bairros, a pitangueira da família Sarmento foi destaque essa semana. A árvore, com mais de 30 anos, é integrada a casa, no Bela Vista, e faz parte da história de diferentes gerações.

Novo desdobramento da polêmica travessia dos alunos da Escola Walter Belian pela RSC-287. Após críticas pela Guarda Municipal ter ajudado os estudantes a atravessar, levantou-se o questionamento do porquê não lhes era oferecido o serviço de transporte escolar.

Em entrevista, a secretária municipal de educação disse que, em sua percepção, essa travessia NÃO seria nem necessária. Para ela, quem mora no Panorama, pelo zoneamento, não deveria estudar no Walter e atravessar a faixa. O que estaria ocorrendo é que os pais têm mentido o endereço para conseguir vaga na instituição do bairro Rui Barbosa, que seria de referência.

No Centro, terça-feira, Povos de Terreiros, juntamente com o Grupo Irmãos de Axé, de Montenegro, realizaram a procissão em Homenagem a São Jorge e Ogum. O ato religioso emocionou devotos.

Em São José do Sul, Paula Cristina Primaz é a nova secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo. A secretaria de Obras, Viação, Indústria e Comércio está sob a responsabilidade de Elvis Adriani Schütz.

E Marcelo Bock agora passa a atuar junto ao Gabinete do Prefeito e demais áreas da administração de São José do Sul. Na secretaria de Saúde, Saneamento e Assistência Social, Aloísio José Junges está à frente da pasta até o retorno de Silvani Maria Kremer, em licença maternidade.

As Prefeituras de São José do Sul, Brochier, Pareci Novo e Maratá publicaram os editais de eleição para o Conselho Tutelar. A votação para definir cinco conselheiros e suplentes só irá ocorrer no dia 6 de outubro, mas as inscrições já estão abertas, ou irão abrir nos próximos dias.

Em Pareci Novo, a Unidade Básica de Saúde de Despique, passou a atender a população de segunda a sexta-feira das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. Isso foi possível através da contratação de uma enfermeira, o que permitirá que atendimentos para curativos, administração de medicamentos com prescrição, verificação de pressão arterial e demais sinais vitais. O atendimento médico segue ocorrendo apenas nas manhãs de quarta-feira.

O galeto em prol do Hospital Montenegro, realizado em Maratá, arrecadou um total de R$ 17.625,00. O valor será repassado ao HM, para a compra de um tecido especial para ambientes hospitalares, que permitirá a confecção de roupas, lençóis e camisolas para o centro cirúrgico.

Até o dia 3 de maio é possível contribuir com a Campanha do Agasalho 2019 em Brochier. O Centro de Referência em Assistência Social (Cras) receberá as doações de roupas, cobertores e outros. O Cras funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 8h30min ao meio-dia e das 13h às 17h.

Também em Brochier, ocorreu na noite de quinta-feira, cerimônia de diplomação e posse dos vereadores mirins, na Câmara da cidade. O mandato dos eleitos em pleito ocorrido em 18 de abril irá durar até o final do ano. A lista com os nomes de cada representante está no portal do Ibiá.

E amanhã, domingo, o grupo Destemidos Club realizará uma ação em prol do HM, na Estação da Cultura, das 9h às 18h. Haverá apresentações musicais, praça de alimentação e chopp artesanal. A entrada será um quilo de alimento não perecível ou um pacote de fralda infantil ou geriátrica, que serão doados ao hospital. Em caso de chuva, a programação será transferida ou cancelada.

Está acontecendo o 31º Entrevero Cultural de Peões, na cidade de Rio Grande. A 15ª Região tradicionalista está representada pelos peões João Pedro Bühler de Azeredo, Douglas Lisbôa Peixe e Paulo Augusto Petry.

Em Montenegro, está acontecendo a segunda edição do Encontro de Cutelaria no Vale do Caí. O evento ocorre no CTG Estância do Montenegro. A entrada é gratuita.

Também durante esse fim de semana, a comunidade de Costa da Serra realiza sua tradicional homenagem a São Jorge. Hoje pela manhã ocorreu a carreteada e amanhã, domingo, o grupo Cavaleiros de São Jorge realiza a cavalgada, com saída Pecuária Tchê, pela ERS-411 até o pavilhão da Igreja Católica.

No Feriado do Trabalhador, e pelos 144 anos de São Sebastião do Caí, acontecerá o 8º Encontro de Carros Antigos. Entre 8 e 17 horas da próxima quarta-feira, dia 1º, o Parque Centenário será tomado por automóveis, caminhões, ônibus e até bicicletas.

O grupo Agitadores do Barro promove neste domingo, 28, a 2ª Trilha da Vitória. Com um percurso de 70 quilômetros, o evento passará pelo interior de Maratá e arredores. A largada está planejada para as 8h.

No esporte, a semana começou com montenegrino levantando taça. Em Santa Catarina, o zagueiro Eduardo Kunde foi campeão estadual com o Avaí. A dupla Gre-Nal conquistou vitórias importantes pela Libertadores no meio de semana, e agora se preparam para estrear no Campeonato Brasileiro.

Contamos a história do carinhoso Paçoca, o cão que roubou a cena na quarta edição da Corrida da Poker. Neste final de semana, o jovem atleta Yustos Techeira disputa o Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu, em São Paulo. Na sexta-feira à noite, os líderes da Copa Transcitrus de Futsal duelaram em Harmonia.

Terça-feira, dia 30, é o prazo para os montenegrinos pagarem o IPTU em cota única. O contribuinte que optar por esta modalidade terá desconto de 10% para adimplentes e de 8% para inadimplentes. O imposto também pode ser dividido em até oito parcelas com vencimentos nos dias 10 de cada mês.

O jornal Ibiá e seus parceiros estão realizando mais uma campanha alusiva ao Dia das Mães. A promoção está em andamento e todos podem participar, mesmo não sendo assinante do Jornal Ibiá. Basta recortar o cupom publicado nas edições impressas do jornal, preencher e depositá-lo nas urnas junto às empresas participantes. São parceiros na desta promoção: Doc Photos; Odonto Becker; Ótica Jorge; Posto Weber; Limpeza & Cia; e Rönnau Relojoaria.

Essas foram as principais notícias da região! Continue nos acompanhando através das edições impressas do Jornal Ibiá, de terça-feira à sábado, e diariamente no portal www.jornalibia.com.br e também nas nossas redes sociais!

Deixe seu comentário