Um acidente de trânsito deixou duas vítimas fatais e outras duas feridas no quilômetro 408,8 da BR-386, na localidade de Vendinha, divisa entre Montenegro e Triunfo. A fatalidade ocorreu por volta das 14h da segunda-feira. O condutor, de 59 anos, do automóvel Renault Captur, placas de Porto Alegre, e o genro dele, de 30 anos, não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito no local do acidente.

A montenegrina Herta Müller faleceu aos 104 anos por complicações da idade avançada. Querida pela comunidade, Herta teve três filhos e deixa sete netos e seis bisnetos.

A casa da família Andrade, localizada na rua Apolinário de Moraes, no Centro de Montenegro, foi consumida por um incêndio, que teve início por volta das 2h30min da madrugada da quinta-feira. O dono da residência, Laureni de Andrade, de 56 anos, precisou da ajuda de uma vizinha para conseguir escapar das chamas, que tomaram conta da edificação em madeira.

Renata Lothhammer, de apenas 28 anos, foi diagnosticada na última segunda-feira, com um tumor atípico na via biliar, ela necessita passar por uma intervenção cirúrgica de urgência. Por isso, foi feita uma “Vakinha” em prol da Renata, levando em consideração que o casal, parentes e amigos buscam R$ 26 mil para os procedimentos cirúrgicos.

A pequena Maria Antônia Theisen Susin, de apenas 1 ano e 5 meses, luta contra um tumor maligno raro descoberto quando tinha só dois meses e está prestes a entrar na fase final do tratamento. Para isso, porém, precisa da ajuda da comunidade com doações de sangue. Não há restrição ao tipo sanguíneo, mas o doador interessado precisa ir até à Santa Casa de Porto Alegre para doar e, lá, informar o nome completo da pequena.

A promotora Graziela Vieira Lorenzoni encaminhou à Justiça denúncia por irregularidades na campanha eleitoral de 2016 contra o ex-prefeito Luiz Américo Aldana, cassado em 14 de setembro de 2017, e por seu companheiro de chapa, Kadu Müller, atual chefe do Executivo. A ação é baseada em inquérito da Polícia Federal que ela própria solicitou há três anos, após denúncias de fraudes na prestação de contas da coligação PSB/PRB/SD. Durante as investigações, a PF identificou pelo menos doze pessoas cujos nomes, assinaturas e CPFs constam nos documentos como doadoras, mas que negam qualquer participação.

A pracinha da Estação da Cultura está com balanços estragados, gangorras sem pega-mão, e gira-gira arrancado do seu lugar, fato que preocupa os pais que levam seus filhos para aproveitar um pouco as brincadeiras mais saudáveis. De acordo com a secretária Municipal de Educação e Cultura, Rita Julia Carneiro Fleck, os novos brinquedos já estão viabilizados e deverão ser instalados em breve no local.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, atendeu a um pedido da União e restabeleceu na quinta-feira a redução de valores do Seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), prevista pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), ligado ao Ministério da Economia. Porém, o DetranRS recomenda que os gaúchos aguardem a mudança de valores ser confirmada.

O Departamento de Transporte e Trânsito afirma que no dia 17 fevereiro, o novo sistema de estacionamento pago começa a operar na cidade. Serão cerca de 1160 vagas numeradas e sequenciais e um fiscal para cada setenta delas. Ao todo, serão ainda disponibilizados 17 parquímetros para as vagas. A empresa responsável já faz a seleção para trabalhar nos locais, basta enviar o currículo para montenegro@estacionamentodigital.com.br.

A secretaria municipal de Meio Ambiente de Montenegro trabalha para oficializar a área do Camboim como uma Unidade de Conservação Ambiental. Pegando parte do rio e o Morro da Mariazinha, ele é rico em fauna e flora; alagadiço e age como uma bacia de amortecimento das cheias do Caí.

Em 2020, o polo da Unisc na cidade tem foco em uma reinvenção pedagógica. A Universidade recebeu o título de 9º lugar entre as dez melhores faculdades privadas do País e conceito 4 no curso de Administração de Montenegro, sendo considerado excelente pelo Ministério da Educação, a universidade ainda recebeu conceito 4 no índice Geral de Cursos.

A sexta-feira foi dia de empossar os conselheiros tutelares eleitos pelos municípios de todo o país. Em Montenegro, a cerimônia ocorreu no campus da Unisc, com a presença de autoridades, familiares dos eleitos. Outras cidades da região também tiveram o evento de posse.

O processo de licitação para escolha da empresa que fará a coleta domiciliar e a destinação final do lixo produzido em Montenegro deve demorar de 15 a 30 dias. A previsão era abrir as propostas na manhã da segunda-feira, mas uma das empresas participantes contestou alguns pontos do edital. Também o Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontou a necessidade de correções. As modificações já foram feitas e a contagem do prazo deve recomeçar esta semana.

O marataense Gianmateu Schommer, 38 anos, foi destaque no 22º Congresso Estadual de Qualidade do Mel, com sua empresa e loja virtual Flor de Ouro. Ele ficou em segundo lugar na categoria mel claro.

O quartel do Corpo de Bombeiros Voluntários de São Sebastião do Caí é um dos mais bem estruturados do País. Entretanto, uma portaria do Governo do Estado quer estipular novas regras para o funcionamento das corporações voluntárias. Segundo ela, os bombeiros voluntários só podem atuar em cidades com até 15 mil habitantes, mas o Caí já ultrapassa 21 mil habitantes. A regra diz que, nesse caso, os bombeiros devem ser comunitários, com corporações militares atuando junto com os civis. As corporações voluntárias se unem para tentar reverter a norma, que entra em vigor em 30 de março.

A área central de São Sebastião do Caí realiza a Festa de São Sebastião. Na área que abrange a igreja matriz, a Escola Estadual São Sebastião e a Praça Matriz Cônego Edvino Puhl estão as pirâmides que formam a estrutura da festa. A programação religiosa promovida em homenagem ao santo padroeiro da cidade segue até o dia 20, confira no nosso portal.

A Paróquia São Miguel, em Maratá, estava lotada no último fim de semana para a posse do padre Diogo José Werner, que será pároco da comunidade. Em clima festivo, a igreja matriz ficou pequena para as demonstrações de carinho das dezenas de fiéis que participaram da celebração.

O Espaço Litúrgico da Igreja Evangélica (IECLB), instalado no Cemitério Evangélico, e a Escola Municipal de Ensino Infantil Esperança, no bairro Senai, foram atacados por vândalos. Nesses respectivos locais, sepulturas, câmeras, vidraças e lâmpadas foram destruídas.

A Secretaria Estadual da Saúde começou na quinta-feira a distribuição das 41 mil doses de vacinas pentavalente recebidas do Ministério da Saúde. Em Montenegro as doses devem ser entregues na próxima semana. A vacina é recomendada para crianças em três doses, aos 2, 4 e 6 meses.

No esporte, destacamos nesta semana os desafios do Fera na temporada. A escola de futebol voltará a disputar o Gauchão com a categoria Juvenil e as meninas do projeto vão estrear em competições oficiais.

A assessoria esportiva PA Treinamento lançou um aplicativo para auxiliar os atletas nos treinos. Com poucos reforços, a dupla Gre-Nal se reapresentou para a temporada. A montenegrina Isa Haas foi convocada pela Seleção Brasileira para disputar o triangular final da Liga Sul-Americana Sub-19.

No caderno expressão deste sábado, conheça Dona Líria, que aprendeu a colorir livros aos 87 anos. Já no vida saudável, aumentou o número de focos do mosquito da dengue, veja como prevenir.

Essas foram as principais notícias de Montenegro e do Vale do Caí. Fique conosco, pelo jornal impresso, portal www.jornalibia.com.br e redes sociais. Tchau!

Deixe seu comentário