Os caminhoneiros desmentiram boatos sobre uma possível nova greve, como a que ocorreu em maio do ano passado. Em janeiro, acabou o subsídio do diesel oferecido após o movimento e o valor do combustível voltou a subir. Além disso, a tabela com o preço mínimo do frete ainda não é praticada. Apesar disso, eles aguardam que a situação seja contornada através de diálogo com os governantes.

Na tarde dessa quinta-feira, um policial militar morreu após ser baleado em um assalto na BR-386, na localidade de Coxilha Velha, Triunfo. Emerson Daltri Tadielo teria reagido ao assalto e trocado tiros com os bandidos. Ele era casado e tinha uma filha. Lotado na cidade de Jaguari, fazia parte da Força-tarefa que atua nos presídios.

O motociclista Odelar de Jesus Souza de Campos, de 36 anos, morreu na manhã de segunda-feira, em um acidente na BR-386, em Triunfo. Um Fiat/Uno colidiu na traseira da moto de Odelar. Ele era morador da Vendinha e morreu no local.

E a morte de um jovem da localidade de Costa da Serra chocou a comunidade. Vitor André Couto Pereira, de apenas 17 anos, foi espancado no dia 27 de março, internado no HM com traumatismo craniano e acabou morrendo três dias depois. A reportagem do Jornal Ibiá conversou com a mãe do jovem.

A polícia segue investigando o desaparecimento do casal Taís e Maurício, que foi visto pela última vez em dezembro de 2017. Foram feitas diligências em Porto Alegre, Triunfo e Capela de Santana, e mais de 20 pessoas já foram ouvidas.

O Rio grande do sul tem mais de 11 milhões de habitantes e menos de cinco mil policiais civis. Esse número é metade do que seria considerado o ideal. Apesar de não falar em números, o titular da Delegacia Regional do Vale do Caí, Marcelo Pereira Farias, confirma que a situação se repete aqui.

No último final de semana, um seminário da Nitro Team ensinou técnicas de defesa pessoal para mulheres. Na aula, foram utilizadas técnicas de diversas artes marciais para ensinar mulheres a se desvencilhar de possíveis agressores.

O Hospital Montenegro recebeu o selo de UTI eficiente. A premiação é dada pelo Epimed Solutions às melhores UTI’s do País, sendo o critério de avaliação o menor número de mortes com o menor gasto de recursos.

A secretaria estadual de Saúde informou, essa semana, o repasse de recursos aos municípios. O valor é referente a programas como a atenção básica, as redes de urgência e emergência, a assistência farmacêutica e cuidados com a infância. Porém, na nossa região, o Estado segue devendo recursos aos municípios.

Salvador do Sul aprovou a ampliação da licença maternidade de quatro para seis meses para servidoras da prefeitura. Outros municípios do Vale do Caí, como Harmonia, Feliz e Maratá, já dispõem desse benefício.

Neste final de semana, São José do Sul celebra 23 anos de emancipação. O aniversário do município é no dia 16, mas a festa já está ocorrendo e conta com diversas atrações, como apresentações musicais, baile e Encontro das Comunidades.

A disputa entre as empresas que prestam serviço de transporte escolar em Montenegro está levando medo às comunidades do interior. Na última semana, moradores de diversas localidades denunciaram que um veículo de cor cinza está seguindo os coletivos, fotografando e filmando as placas. Houve receio de que se tratava de criminosos ou sequestradores de crianças.

Mas uma investigação da prefeitura constatou que na verdade trata-se de um empresário que se sentiu prejudicado na licitação fiscalizando o trabalho dos concorrentes. Ele alega ter descoberto irregularidades, que estão sendo levadas ao ministério público e o tribunal de contas.

E falta pouco para o sexto Rodeio Crioulo de Brochier, que acontece nos dias 12, 13 e 14. A movimentação já é grande no Parque Municipal da Expofesta. O parque de diversões – que já funcionará neste final de semana – está montado e devidamente regularizado, e alguns tradicionalistas já estão organizando as cabanas onde ficarão acampados.

Dois belos projetos voltaram à ativa nessa semana: O primeiro é o Escola Aberta no colégio Polivalente. Todos os sábados e domingos, a instituição receberá a comunidade que pode participar de oficinas e atividades gratuitas. As escolas Dr. Jorge Guilherme Moojen, José Garibaldi e Ivo Bühler, também têm o programa.

O segundo, foi o Clube de Mães, organizados por integrantes das Tribos Parceiros Voluntários. Os encontros ocorrem na 3ª semana de cada mês, nas Unidades de Educação Infantil mantidas pela Sociedade Beneficente Espiritualista: terça-feira nos Trilhos, quarta-feira no Panorama e na quinta-feira no Promorar.

Foram divulgadas quem são as homenageadas da Feira do Livro de Montenegro. Célia Geneci Ávila Esswein, professora e poeta, é a patrona e a professora, pesquisadora e poeta, Sondi Lutz da Silva, a homenageada de 2019. A feira deste ano acontece nos dias 2, 3, 4 e 5 de outubro, na Praça Rui Barbosa.

No interior, moradores desistiram de esperar o poder público e realizaram um mutirão para fazer a manutenção da estrada geral que liga as localidades de Bom Jardim, Sobrado e Serra Velha. Eles abriram mão do seu descanso e realizaram a roçada na lateral da pista e uma operação tapa-buracos.

O Cartório de Montenegro está aberto neste final de semana, das 14h às 19h para fazer o recadastramento biométrico, que agora é obrigatório na 31ª Zona Eleitoral. O procedimento leva cerca de 10 minutos e é gratuito. É necessário levar um documento de identificação com foto; comprovante de residência e o título de eleitor atual.

No esporte, a dupla Gre-Nal movimentou a semana esportiva. Em Porto Alegre, o Inter empatou em 2 a 2 com o River Plate, atual campeão da Libertadores. No Chile, o Grêmio foi derrotado pela Universidad Católica, por 1 a 0, e se complicou no torneio continental. No final de semana, a dupla volta a campo, pelas semifinais do Campeonato Gaúcho. Em Montenegro, ocorre a 4ª Poker Running Day na manhã deste domingo. No Cantegril e no Grêmio Gaúcho, o sábado será de duelos pela parte de cima da tabela.

Estes foram os destaques desta semana. Você acompanha tudo o que é notícia em Montenegro e o Vale do Caí através das edições impressas do Ibiá, do portal WWW.jornalibia.com.br e das nossas redes sociais.

Deixe seu comentário