Trânsito, ruas, ciclistas, campanha, respeito, Lei de Trânsito, carros, Código
Respeitômetro foi utilizado para mostrar a distância legal que o motorista deve ter do ciclista. Foto: Divulgação/Detran-RS

Um metro e meio de distância. Para mostrar, na prática, o que representa essa medida, Detran/RS, Mobicidade, Associação de Ciclistas de Porto Alegre (ACPA) e Laboratório de Políticas Públicas e Sociais (Lappus) organizaram uma ação, na última semana. Pelas ruas de Porto Alegre ciclistas circularam utilizando um “respeitômetro”. Acoplada à bicicleta, a estrutura marca em sua lateral a distância prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro para ultrapasar o ciclista nas vias públicas.

A ideia surgiu do grupo de trabalho que, desde junho de 2015, estuda políticas de incentivo ao uso da bicicleta e de segurança a ciclistas em todo o Estado. Foram mapeados os principais problemas enfrentados no dia a dia e desenvolvida a campanha para informar sobre os principais conceitos da legislação relacionada às bicicletas no trânsito. O lançamento em Porto Alegre marca o início da campanha de mobilização que deve se estender para o interior do estado.

Deixe seu comentário