O mapa preliminar do Distanciamento Controlado da 29ª rodada divulgado na tarde desta sexta-feira, 20, trouxe 13 regiões em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto). Segundo o governo do Estado, desde a 28ª rodada, o Rio Grande do Sul vem percebendo aumento nas hospitalizações por Covid-19 e nas internações em leitos de UTI, o que justifica o retorno de um grande número de regiões em vermelho. A Região 08 – que engloba Montenegro e municípios da região – permanece pela segunda semana seguida com a classificação de bandeira vermelha.

De acordo com dados do governo Estadual, a R08 teve 90 internações em leitos clínicos de casos confirmados no acumulado desta semana, quando nos sete dias anteriores foram 58 pacientes. A ocupação de leitos de UTI por conta da Covid-19 também subiu: eram 37 e agora são 42 pessoas exigindo cuidados intensivos.

Além disso, o Executivo também fez um alerta: “o Rio Grande do Sul observou aumento em todos os indicadores monitorados pela equipe do Distanciamento Controlado. Houve elevação de 65% (de 171 para 282 casos) no número de óbitos e de 27% (de 923 para 1.171 casos) nas hospitalizações confirmadas por Covid-19. Por isso, o governo do Estado reforça a necessidade de a população seguir os protocolos e as regras sanitárias estabelecidas pelo modelo”, diz a nota. A adoção de protocolos alternativos não altera as cores do mapa definitivo, que será divulgado após análise dos recursos pelo Gabinete de Crise, na tarde de segunda-feira, 23.

Deixe seu comentário