Foto: reprodução Shutterstock

Você já reutilizou água? Atualmente, a preocupação com as maneiras de fazer isso vai além da necessidade que temos, principalmente no momento de pandemia que vivemos, de economizar nas contas do fim do mês. O reaproveitamento desse bem precioso é fundamental também diante das crises hídricas que enfrentamos nos últimos anos. Os recursos estão escassos e precisamos ter atitudes para diminuir o impacto no meio ambiente. Além disso, reaproveitar água em casa pode ser bem mais fácil do que você imagina. Água da máquina de lavar, da preparação de alimentos, do banho e até da chuva são só alguns exemplos de que podemos fazer isso com pouco esforço e na maioria das vezes sem custo algum.

Água das refeições

É comum cozinharmos legumes ou demais alimentos e descartarmos a água utilizada quando o preparo termina. Assim, deixamos escapar pelo ralo da pia um líquido rico em nutrientes que poderia ser utilizado até para a própria alimentação. Podemos utilizar essa água no preparo de caldos para sopas ou cozimento de arroz, por exemplo.

Many Ice frozen in the fridge

Gelo
Se a sua geladeira precisa ser descongelada manualmente, reaproveite as placas de gelo. Ao invés de colocá-las na pia ou até jogar no quintal, coloque-as em um balde. Assim, você pode aproveitar a água de diversas maneiras como para descarga ou até mesmo para regar plantas.

Foto: reprodução Julio AF de O. Barros

Máquina de lavar
Não é de hoje que se sabe que a máquina de lavar gasta uma grande quantidade de água para uso. Mas reutilizá-la nesse caso é muito fácil. Direcione a mangueira da máquina para um grande recipiente. Você pode utilizar tonéis para isso. Após, a água pode ser utilizada para lavagem do chão da casa, calçadas, automóveis ou até calçados. Ainda, uma boa maneira de não desperdiçar água é colocando o máximo de peças possível na máquina, assim, você reduz o número de lavagens.

Foto: reprodução Freepic

Identifique os vazamentos
Segundo relatório do governo federal, 37% da água tratada no Brasil é desperdiçada e os vazamentos são um dos motivos principais. Por isso, é fundamental identificá-los e corrigir esse problema. E mais uma dica: existem torneiras que ficam pingando constantemente. Não nos damos conta do desperdício, mas de gota em gota muita água vai fora. Se não pode trocar as torneiras nesse momento, experimente colocar um recipiente abaixo delas de um dia para o outro. Você pode se surpreender com o tanto de água, que posteriormente pode ser utilizada para vários fins.

Chuva
Considere investir em cisternas para a captação de água da chuva ou até em recursos de reaproveitamento de água dentro de casa. Por exemplo, tem como fazer a instalação de um sistema para reuso da água do banho na descarga. Não tem condições no momento? Também é possível reaproveitar sem gastar um centavo. Quando perceber que vai chover consideravelmente, coloque baldes e recipientes no quintal de casa. Assim, a água armazenada pode ser utilizada para regar plantas ou ainda para limpeza.

Foto: reprodução Blog Talma

Deixe seu comentário