Foto: Reprodução Internet

Após dois meses e uma semana consecutivos na bandeira laranja, a Região 08 – que abrange Montenegro e municípios da região – foi classificada como bandeira vermelha no mapa definitivo da 28ª rodada do Distanciamento Controlado, divulgado na tarde desta segunda-feira, 16.  Válida a partir desta terça-feira, 17, o mapa tem sete regiões Covid em risco epidemiológico alto e 14 em bandeira laranja (risco epidemiológico médio).

Com dez leitos de UTI livres a menos do que na semana anterior (de 53 para 43), a Região 08 registrou um salto de pacientes em tratamento intensivo tanto por Covid-19 (de 32 para 37) como por SRAG (de 47 para 62). Houve também a internação de 58 pessoas em leitos clínicos por conta do coronavírus na quinta-feira, 12 – há uma semana, eram 47 casos.

A R08 não entrou com recursos para pedir a reconsideração da classificação preliminar, mas apesar da bandeira vermelha, a região adota desde o início os protocolos do modelo de cogestão, no qual as regiões Covid podem adotar protocolos menos restritivos à bandeira na qual estão classificados; mas, no mínimo iguais à bandeira anterior. Assim, os municípios da região podem seguir os protocolos da bandeira laranja.

Com o município de Canoas como referência, a R08 integra 18 cidades ao todo, e possui 14 municípios que adotam os protocolos regionais. Dentre eles está Montenegro, Brochier, Maratá e Pareci Novo.

Região 08 segue com a permissão de atividades presenciais nas escolas

O Gabinete de Crise definiu, nesta 28ª rodada, uma alteração nas regras a respeito da abertura das escolas e manutenção das atividades presenciais nos colégios. Com a mudança, somente uma semana em bandeira vermelha não é suficiente para que a escola já aberta interrompa as atividades.

Para que as escolas não possam abrir em uma região ou, se já abertas, devam fechar será necessário que a região ingresse na segunda semana consecutiva em bandeira vermelha. E quando a região retomar a classificação de laranja e amarela, as aulas presenciais podem ser retomadas imediatamente naquela semana (antes precisaria aguardar mais uma rodada).

Desse modo, os municípios da Região 08 ainda podem manter abertas as escolas, devido às novas regras. Caso a classificação em bandeira vermelha se mantenha na 29ª rodada, as aulas devem ser interrompidas. Vale lembrar que eventos de grande porte só podem ocorrer em municípios que autorizaram e que estão no processo de retomada escolar. A condição foi estabelecida pelo governo do Estado como forma de elencar uma prioridade na retomada de atividades.

Deixe seu comentário