Foto: Divulgação/IFRS Campus Feliz

Para ajudar a proteger a comunidade e os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia do novo coronavírus no Vale do Caí, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Feliz convida a comunidade a participar da Campanha #TamoJunto, organizada pela instituição de ensino. A mobilização busca desenvolver grupos colaborativos para a produção e a distribuição de antissépticos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nos Municípios do Vale do Caí.

A região do Vale do Caí localiza-se entre as duas regiões gaúchas com os maiores números de casos confirmados, o que torna imprescindível a orientação da população local quanto aos cuidados preventivos a esta doença. Diante disso, a ação do IFRS visa a produção de antissépticos à base de álcool etílico e máscaras faciais protetivas, permitindo que a população atendida possa prevenir-se adequadamente contra a Covid-19.

A produção dos antissépticos será ser feita em esquema de revezamento no laboratório de Química e Meio ambiente do campus. As máscaras serão produzidas em casa por equipes do IFRS e voluntários da comunidade.

O IFRS Campus Feliz oferta regularmente os cursos técnico em Química e superiores de Licenciatura em Química e Engenharia Química, contando com profissionais especializados na área Química e conselho competente, o que garante o controle de qualidade dos antissépticos produzidos. A produção dos antissépticos e EPIs atenderá às recomendações do ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Comitê de Medidas Preventivas e Orientações sobre Covid-19 e das normas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Como participar

Estudantes ou egressos dos cursos da área de química do Campus Feliz – Podem se juntar ao projeto e auxiliar na produção de antissépticos que serão doados às comunidades do Vale do Caí. Com o objetivo de reduzir aglomerações e o contato social, será selecionada apenas a quantidade necessária de voluntários para auxiliar nas atividades presenciais nos laboratórios. A participação no projeto valerá como horas complementares.

Comunidade em geral – Pessoas que saibam costurar e disponham de máquina de costura em casa, para auxiliar na produção de máscaras de proteção que serão doadas a profissionais de saúde de hospitais do Vale do Caí.

Para se inscrever como voluntário, basta preencher o formulário de inscrição disponível no link https://forms.gle/5fuJPUuRBiT2bMvx9 até sexta-feira, dia 24.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a instituição pelo e-mail comite.crise@feliz.ifrs.edu.br.

Deixe seu comentário