Foto: Prefeitura de Maratá

A equipe da secretaria municipal da Habitação e Assistência Social de Maratá concluiu na quinta-feira, dia 17, a segunda parte do projeto “Alegria na Calçada”, com a entrega de mimos de Natal aos participantes da ação. O projeto visa motivar os idosos e outros grupos durante o período de distanciamento provocado pela pandemia do novo coronavírus.

Nesta segunda fase do projeto, idosos e participantes do Grupo Conviver, do Grupo dos Especiais e do Grupo de Mulheres recebem as personagens natalinas, que levam alegria e um mimo de Natal para cerca de 700 pessoas. A ação teve início na segunda quinzena de novembro.

Por conta da pandemia, as atividades e oficinas presenciais oferecidas no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) foram paralisadas. Assim, o projeto “Alegria na Calçada” surgiu para promover alguma atividade com os participantes dos grupos.

A aposentada Ida Maria Rech Colling, 72 anos, tem passado muito tempo em casa desde o início da pandemia. Antes, ela frequentava as oficinas presenciais no Cras. “Sinto muita falta dessas atividades. Foi uma surpresa muito agradável e divertida que prepararam para nós”, disse ao receber a personagem Natalina, criada pela professora Tuti Kerber, acompanhada da psicóloga Thaís Cruz.

Para Ida, o Natal é época de se reunir a família e lembrar o nascimento de Jesus. Porém, neste ano não haverá festa e os familiares não estarão todos reunidos numa precaução de se evitar aglomerações.

De acordo com a secretária da Habitação e Assistência Social de Maratá, Gládis Stein, as visitas estão preenchendo um grande vazio na vida das pessoas. “O isolamento deixou os cidadãos mais sozinhos, por isso é essencial oferecer atenção, principalmente aos idosos. Estamos perto do Natal, uma data importante para as famílias que anualmente se reúnem. Neste ano será tudo tão diferente, então pensamos em promover momentos de alegria e descontração aos que participam das atividades do Cras”, comentou a secretária.

Participaram das visitas, a assistente social Jaqueline Wollmann, a secretária Gládis Stein, a psicóloga Thaís Cruz, a oficineira e atriz Tuti Kerber e a guia de turismo Liani Büttenbender.

Deixe seu comentário