foto: reprodução/internet

Prova de Ciências da Natureza e Matemática é temida pelos candidatos

Neste domingo, candidatos de todo o país realizarão as provas de Matemática e Ciências da Natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova deste domingo terá cinco horas de duração e os candidatos devem responder 90 questões, sendo 45 de Ciências da Natureza e 45 de Matemática.

De acordo com Diego Hepp, professor de Biologia do Colégio Sinodal Progresso, a área de Ciências da Natureza busca a conexão entre os assuntos, e o aluno precisa ficar atento e ter as habilidades de interpretar o que está sendo pedido na questão. Os temas mais pedidos na Biologia envolvem genética, estudo das células e as expectativas estão altas em relação a vacinas, saúde e doenças (parasitárias e/ou relacionadas com condição social). “Esse ano o assunto da vacina foi bem comentado, nós temos um nível de vacinação que está baixando, e de doenças voltando, como sarampo, e isso é bem provável de entrar”, diz o professor.

Muitos alunos gostam de dar aquela “olhadinha” nos cadernos antes da prova, mas Diego recomenda que nos últimos dias os alunos façam leituras que busquem justamente sair do quadrado. “É interessante ler coisas em geral que possam trazer conexões dentre diferentes assuntos, até mesmo notícias que tragam atualizações para reforçar o aprendizado que já vem sendo feito ao longo dos anos”, conclui Hepp.

A professora de Matemática do Instituto de Educação São José, Ana Paula de Souza Colling, afirma que as questões de matemática devem conter mais interpretação. “Esse ano a prova deve abordar interpretação de dados, análise de gráficos, porcentagem, regra de três, noções de funções, probabilidade e análise combinatória. Mas eu acredito em questões com muita interpretação, muita noção do dia-a-dia, muito mais do que questões utilizando fórmulas, coisas que decoramos para usar apenas uma vez.”

Para a professora, é preciso focar nas informações importantes. “As questões são muito grandes, então é preciso ler e filtrar as informações mais importantes. Muitas vezes há dados que não são necessários, então é fundamental primeiramente ler e filtrar. Após, pode começar a resolver a questão. O segredo do ENEM é não errar questões fáceis. Aquelas questões fáceis não pode errar. Se você leu e conseguiu resolver, ótimo. Se estiver se prendendo muito na questão, passa ela e vai adiante, depois volta para resolver.”

Os portões dos locais de prova abrem às 12h, horário de Brasília. A prova terá início às 13h30min, com duração de cinco horas. A partir de 15h30min, os alunos poderão sair dos locais de prova sem o caderno de questões. Apenas depois das 18h que os estudantes podem levar o caderno para casa.

O gabarito oficial será publicado no dia 13 de novembro no site do Inep.

Deixe seu comentário