Procissão marca o dia de Nossa Senhora dos Navegantes

Devotos se reuniram no Cais do Porto das Laranjeiras, em Montenegro, no final da tarde desta quinta-feira, dia 2, para agradecer por pedidos realizados e pedir bênçãos à Nossa Senhora dos Navegantes. A imagem da santa foi conduzida de barco ao encontro do público que a aguardava na beira do Rio Caí.

Cada um tentou chegar o mais próximo possível de Nossa Senhora. Alguns chegaram a tocá-la. Depois da acolhida no Cais do Porto, os fiéis se deslocaram em procissão até a Igreja da Tanac. A culminância da ação ocorreu com missa, celebrada pelo padre João Vitor Freitas dos Santos, e bênção da luz. “Toda festa mariana tem importância para a comunidade católica, pois celebramos a mãe de Deus. Mas hoje, de modo muito especial, com o título de Nossa Senhora dos Navegantes. Aqui, a cidade é banhada pelo Rio Caí, muitas pessoas vivem, ou viviam, da pesca ou trabalham embarcadas. E diante das tempestades, a mãe de Deus navega conosco. Lembrar Nossa Senhora dos Navegantes é lembrar que Maria está conosco no barco da vida”, diz o sacerdote.

Gessi Hoffmann

Entre os fiéis de Nossa Senhora estava dona Gessi Hoffmann, de 79 anos. Ela faz questão de participar das procisões à Santa para agradecer pela vida e pela família, gesto este que aprendeu com seu pai.  “Na enchente de 1941, meu pai se viu perdido no meio das águas. Quando ele não sabia mais como se orientar, pediu socorro à Nossa Senhora dos Navegantes. Ele prometeu que um dia iria a uma procissão e levaria junto todos os filhos que tivesse. Ele recebeu essa graça e cumpriu a promessa”, conta a moradora do bairro São Paulo.

 

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Últimas Notícias

Destaques