Registro do Rio Caí em Montenegro na última semana

Um novo ciclone extratropical irá atingir o Rio Grande do Sul nessa semana, segundo a Metsul Meteorologia. Diferente da semana passada, esse não será do tipo bomba, mas deve causar transtornos especialmente nas regiões metropolitana, vales do Caí, Paranhana, Sinos, Taquari e Rio Pardo, Serra e litoral norte. A Defesa Civil de Montenegro e São Sebastião do Caí já estão em alerta.

Ainda de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), há possibilidade de ocorrência de chuvas de intensidade moderada a forte, acompanhadas de trovoadas, rajadas de vento (60 a 100km/h) e queda de granizo. Segundo a previsão, as chuvas podem atingir até 100mm/dia, o que pode causar alagamentos, transbordamento de rios, arroios e córregos, além de deslizamentos de terra e quedas de barreiras em rodovias. A Defesa Civil do Estado alerta que a possibilidade é prevista ainda para às 23h de hoje até às 23h de amanhã, 7.

A Defesa Civil de Montenegro recomenda que os munícipes abriguem-se em local seguro; não enfrentem o mau tempo; mantenham-se afastados de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias; não entrem em locais alagados; observem alterações nas encostas e evitem usar aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica. Em caso de emergência basta ligar para a Defesa Civil nos números: (51) 3632- 4784 ou (51) 99710-7860.

Em São Sebastião do Caí a chuva deste domingo já deixou a Defesa Civil local em alerta. As 14h desta segunda-feira, 6, o Rio Caí já estava com 7,55 metros, cerca de cinco metros acima do nível normal no local. O alto nível colocou as autoridades em estado de alerta.

De acordo com a Defesa Civil, se a previsão de que chova mais de 60 milímetros na Serra a partir de amanhã se confirmar, ocorrerá enchente pela segunda semana seguida no município. Na última semana 17 famílias ribeirinhas do Caí tiveram de sair das suas casas.

Deixe seu comentário