É fakenews o banner compartilhado no aplicativo WhatsApp a respeito do fim das placas veiculares Padrão Mercosul. Durante a campanha eleitoral em 2018, o presidente Jair Bolsonaro até havia sinalizado que iria acabar com a placa unificada, caso fosse eleito. Mas, agora em fevereiro, o presidente Jair Bolsonaro parece ter mudado de ideia.

Por meio do Ministério da Infraestrutura, o Governo Federal admitiu que não só pretende manter o novo sistema de identificação dos veículos no Brasil, como ainda ampliar o seu uso e melhorar o nível de segurança das informações.

Ao Jornal Ibiá, o Detran-RS informou que, em relação à postagem, não tem nenhum conhecimento sobre testes e avaliações no sistema. Ele já está implantado e em pleno funcionamento desde o final do ano passado. Com relação às placas Padrão Mercosul, foram implantadas aqui no Estado em 17 de dezembro passado em fase de testes; e em 18 de 12 deste ano estará em todo o RS.

Até está semana o órgão registrou 209.422 veículos emplacados no novo padrão. “Não estão sendo feitos testes, a placa já está em pleno funcionamento e é indicada apenas para veículos novos, transferências de município ou proprietário ou os que porventura tenham sofrido alguma avaria ou perda da placa”, diz a nota.

Deixe seu comentário