Ontem, dia 5, os equipamentos começaram a ser retirados do local. Eles estão bastante estragados pela ação do tempo, o vandalismo e o mau-uso

Secretario esclarece que equipamentos passarão por manutenção nos próximos dias. Quatro, dos cinco aparelhos originais, devem voltar ao Parque

Debilitados pela ação do tempo e o mau-uso de alguns usuários, os equipamentos de ginástica da academia ao ar livre do Parque Centenário começaram a ser retirados ontem. A notícia de que o local perderia o espaço de exercícios foi dada pelo Jornal Ibiá na última sexta-feira, dia 31, e deixou muita gente sentida com a ação. Agora, a Prefeitura esclarece que realizará uma manutenção corretiva nos aparelhos e que parte deles voltará a ser disponibilizada à comunidade em até três semanas.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Adriano Campos Chagas, explica que quatro, dos cinco equipamentos originais, são passíveis de conserto. Apenas um deles – o de rotação vertical – teve partes furtadas e, sem a disponibilidade de peças de reposição, não será recolocado. “Eles estão sendo levados para a nossa oficina, onde vai ser feita manutenção corretiva. Depois, os quatro vão ser pintados, lubrificados e retornarão ao Parque”, conta.

Adriano afirma que houve um mal entendido em sua entrevista publicada sobre a academia na edição do dia 31. Na ocasião, quando ele escreveu ao Jornal, por e-mail, que “os equipamentos avariados serão desinstalados. Não existem peças de reposição, nem manutenção corretiva que vá restaurar o estado original das estruturas”, ele estaria se referindo apenas ao item que teve partes furtadas. Os demais passarão, sim, pela manutenção corretiva e serão repostos.

É também nesta semana que a secretaria está trabalhando na manutenção das duas pracinhas do Parque. O gira-gira da pracinha da entrada, por exemplo, já foi retirado para a oficina, onde receberá novo rolamento e pintura. No espaço próximo à pista de skate, o foco principal está sendo nos balanços, que terão correntes, madeiras e parafusos trocados.
O secretário Adriano estima que o trabalho se estenda por até duas semanas.

Equipamentos estavam muito danificados, com peças quebradas ou visíveis marcas de desgaste pelo tempo

Município tem mais dois locais equipados para exercícios
Pela cidade, existem três pontos que possuem academias ao ar livre: além do Parque Centenário, na Praça São Pedro, no bairro Timbaúva; e em uma pracinha no Santa Rita, às margens da Avenida Júlio Renner. Foram investidos mais de R$ 46 mil para a aquisição e instalação deles em 2012. Na Timbaúva, até abaixo-assinado foi feito para que os equipamentos fossem colocados no local. Eles são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, mas, no Centenário, têm recebido intervenções do Meio Ambiente após uma parceria entre as pastas. Em todos os pontos, os itens estão mau cuidados.

Deixe seu comentário