Prefeito Kadu e secretária Cristina na abertura do novo consultório
Através do projeto Testar RS, a SMS vai ampliar a testagem em Montenegro

Na manhã desta quinta-feira, 13, a Prefeitura de Montenegro realizou a abertura do segundo consultório para atendimento de questões envolvendo a Covid-19 na Secretaria Municipal de Saúde. O novo espaço fica localizado ao lado da tenda de Pronto Atendimento 24h e visa oferecer um atendimento melhor e mais rápido à população.

Além disso, através do projeto Testar RS, do governo estadual, a SMS vai ampliar o disgnóstico no Município, realizando até 40 testes do tipo RT-PCR por dia (800 ao mês). O espaço do Testar RS na secretaria municipal de Saúde fica localizado na parte do laboratório, à direita do novo consultório.
A criação do novo consultório se dá, principalmente, pelo aumento na demanda. A secretária municipal de Saúde, Cristina Reinheimer, acredita que Montenegro está enfrentando o pico da pandemia neste mês de agosto. “A procura aumentou desde a quarta-feira da semana passada (dia 5). Atendemos cerca de 60 pacientes por dia. Iniciamos o pico agora em agosto. Além do espaço, estamos ampliando também a equipe para atender a essa demanda”, declara.

Presente na cerimônia de abertura do novo consultório, o prefeito Carlos Eduardo Müller, o Kadu, reforçou o pedido de conscientização à população e celebrou a ampliação do atendimento a questões envolvendo o novo coronavírus. “Seguimos pedindo para todos usarem máscaras e álcool em gel, e evitar aglomerações. Pretendemos oferecer um atendimento mais qualificado à população com essa nova estrutura”, enfatizou.

De acordo com a secretária Cristina Reinheimer, a Tenda de Atendimento para Síndrome Aguda Respiratória 24h na SMS já realizou 4.068 consultas desde sua abertura (29 de março). “No início, vamos atender na parte da tarde, do meio-dia às 19h. Com apenas um consultório, estava se formando filas. A ideia é que o paciente não espere mais de 15 minutos para ser atendido. Com dois sintomas (de Covid-19), a pessoa já pode se dirigir à tenda. O teste será feito, a princípio, quando o paciente estiver com os sintomas por três dias”, explica.

A previsão inicial da SMS, no começo da pandemia, era desmontar a estrutura destinada a questões envolvendo a Covid-19 no dia 15 de agosto (próximo sábado). Com o aumento dos casos e da procura no Município, além de não retirar a tenda, foi necessário criar um novo espaço para esse atendimento.

Deixe seu comentário