Montenegro participou da reunião com o prefeito, a secretária de saúde e o procurador geral. FOTO: REPRODUÇÃO

Terminou há pouco a reunião online dos prefeitos que foram colocados na bandeira vermelha no sistema de Distanciamento Social Controlado do Estado. Em transmissão via Facebook, o prefeito Kadu Müller contou que será protocolado um documento ainda neste domingo, 21, junto ao governo estadual na tentativa de reverter a decisão e manter Montenegro e os demais municípios da região na atual bandeira laranja. Se seguir na vermelha, a cidade, a partir de terça-feira, passa a ter regras mais rígidas de isolamento, precisando fechar todo o comércio não essencial.

“Agora é um trabalho técnico a ser feito junto com a secretária de Saúde e os procuradores gerais para que a gente possa fazer esse contraponto e alinhar ainda hoje esse documento”, explicou Kadu. Ele e os demais prefeitos da região ainda vão pleitear uma reunião com o governador Eduardo Leite para argumentar os dados que serão apresentados. Leite tem até o fim de segunda-feira para decretar sua decisão.

Montenegro divide a chamada “Região Covid” com outros 17 municípios. Dentre eles, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e a maioria do Vale do Caí, pela interdependência destes em relação ao atendimento em Saúde. Especialmente em Canoas, houve salto no número de internações hospitalares na última semana, o que alarmou o Estado e resultou na bandeira vermelha. Em sua transmissão, Kadu explicou que são números expressivos, mas adiantou que há expectativa de mais folga nos leitos nos próximos dias.

“O que mais está preocupando são os índices de contaminação (pelo coronavírus)”, colocou o prefeito, apontando que o número de contaminados na cidade vem crescendo bastante, dia após dia. 143 pacientes estão em isolamento, hoje, e muitos ainda aguardando o resultado dos testes. Kadu pediu, de qualquer forma, mais colaboração da comunidade no cumprimento das regras de distanciamento e nos protocolos de higienização e de uso de máscaras. E disse que, se confirmada a bandeira vermelha, terá que ser ampliada a fiscalização e limitados os horários de circulação na cidade.

Deixe seu comentário