Conversa ocorreu no quadro Pronto. Falei! do Jornal Ibiá no Facebook Foto: Reprodução

Participaram da entrevista os chefes dos executivos de Montenegro, São Sebastião do Caí e Triunfo

Os Prefeitos Kadu Müller, de Montenegro; Clóvis Duarte, de São Sebastião do Caí; e Murilo Machado, de Triunfo; participaram na tarde dessa terça-feira, 19, do quadro Pronto. Falei!, do Jornal Ibiá no Facebook, com a apresentação da diretora Maria Luiza Szulczewski, a Lica. O assunto foi a atual situação do novo coronavírus. Juntas, as três cidades contabilizam 69 dos 122 casos confirmados de Covid-19 na região.

Uma das características em comum dos três municípios, relacionado ao coronavírus, é o pico de casos confirmados em datas específicas. Na última semana, número de positivados praticamente dobrou em Montenegro. Na sexta-feira, dia 8, eram oito casos, já na outra sexta, dia 15, já eram contabilizados 22 casos.

Prefeito Kadu Müller trabalha na prevenção e conscientização da população para conter aumento dos casos Foto: Arquivo Pessoal

O prefeito Kadu Müller afirma que o fato se deu devido uma ação da Secretaria da Saúde. “Há 10 dias atrás nós tivemos a suspeita de um caso vindo de um trabalhador de um dos frigoríficos vindo da região da Serra, e no penúltimo sábado, nós fizemos uma ação com a Unidade Móvel e a Secretaria da Saúde e visitamos as residências desses trabalhadores, e ai sim foi diagnosticado”, conta.

O principal motivador do pico de casos no Caí também foram os testes realizados nos trabalhadores de frigoríficos da Serra Gaúcha. O número dobrou em uma semana e, hoje, chega a 14 casos confirmados. Segundo o prefeito Clóvis Duarte, assim que ocorreu esse surto, os moradores que trabalham nos frigoríficos com casos foram testados. “Após a identificação e coleta do material o pessoal foi isolado”, comenta. O prefeito acredita que tudo esteja sob controle no Caí. Com três respiradores e à espera de mais um, o Hospital Sagrada Família do não teve nenhuma pessoa necessitada do equipamento.

O prefeito Clóvis Duarte, de São Sebastião do Caí utiliza os testes rápidos a seu favor Foto: Arquivo Pessoal

Os chefes dos Executivos concordam a respeito da importância da prevenção e conscientização da população para ajudar a conter a pandemia. “Trabalhamos muito forte a questão da conscientização. As festas estão proibidas; sempre que a gente recebe denúncias,vai ao local averiguar, e tentamos conscientizar. A gente tenta fazer o trabalho pedagógico”, exemplifica Kadu.

Casos triplicados em Triunfo

A última semana também foi de pico de positivados no município de Triunfo, que registrou um aumento de três vezes no seu número de casos. O prefeito Murilo Machado explica que a cidade ficou 13 dias sem ter nenhuma nova confirmação, e após esses treze dias ocorreu um salto de 10 casos para 31.

Segundo ele, esse aumento significativo ocorre devido à testagem de profissionais da saúde. Além disso, quase todos os casos confirmados são assintomáticos. “A gente vem monitorando todas as Unidades Básicas de Saúde, o nosso Hospital e o Postão e é por isso que aumentou esses números”, conta o prefeito Triunfense.

Murilo Machado, prefeito de Triunfo, acredita na conversa entre todos os setores para determinar ações Foto: Arquivo Pessoal

A cidade hoje conta com oito respiradores no seu Hospital, e até o momento nenhum paciente foi internado em caso grave. “Somente o primeiro paciente, que tem 69 anos, que foi testado e o médico encaminhou para Porto Alegre. Temos também mais de trinta leitos, se for necessário para pacientes com Covid-19, em situação regular”, diz.

O Polo e as empresas responsáveis pelo transporte dos trabalhadores são constante preocupação e são consultados nas ações, segundo Machado. “A gente está em constante diálogo tentando achar a melhor maneira que fique seguro para os trabalhadores do Polo Petroquímico e que também que mantenha as empresas em condições para continuar operando e mantendo o emprego que é também um grande desafio neste período”, garente. Até o momento nenhum caso de Triunfo foi registrado de contágio no Polo Petroquímico.

Prefeitos seguem orientações do Estado

No quesito educação, os três prefeitos concordam com a orientação do Governo do Estado da suspensão até o momento. Além disso, acreditam que as aulas não retornarão no dia 16 de junho, como está previsto, e que isso seria o melhor para a saúde da população se até lá a pandemia seguir como está.

Para ajudar as famílias Triunfenses, a Administração ajudou na logística da entrega de mais de 600 cestas básicas de alimentos que já estavam adquiridos para a merenda. Já Montenegro realizou a entrega de mais de 200 Kits Alimentação para as escolas municipais.
Em São Sebastião do Caí, gêneros alimentícios já adquiridos pelas escolas municipais foram distribuídos para famílias através do CRAS.

Fomento à economia local

A saúde não foi a única afetada com a pandemia. Com a necessidade do isolamento social, dentre outros fatores, a economia sofreu um baque nesse período. Em Montenegro a Administração Municipal trabalhou em parceria com as entidades de classe para fomentar a compra local. “Nós tivemos no mês de abril praticamente 4 milhões de frustração de receita em Montenegro”, diz Kadu.

Ele relembra a lei federal de repasse de verba aos municípios que até hoje não foi sancionada. “Enquanto o repasse não chegar não podemos fazer movimento nenhum, o que podemos fazer é incentivar o nosso contribuinte a comprar no mercado local”, fala.

Também indignado com essa situação, o prefeito Clóvis, do Caí, comenta que esse é um dinheiro incerto, mas que é direito do município.“Essa é uma devolução do que o município já investiu”. Ele ainda recorda do decreto de emergência em razão da estiagem, que afeta todos os municípios, e prevê que a arrecadação diminua ainda mais.

Em Triunfo, a situação se repete. “Uma parte da economia a gente pensa em ajudar, em fazer algo de fomento aos comerciantes locais, mas também pra isso a gente precisa que a economia do Estado se mantenha, ou reaja, o que é muito difícil”, completa.

Região registra 122 casos do novo coronavírus

A região teve aumento de casos da Covid-19 nessa terça-feira, 19. Foram registrados quatro novos casos em Bom Princípio, dois em Montenegro, um em São Sebastião do Caí e um na Feliz. Com isso a região some 122 casos, 91 no Vale do Caí e 31 em Triunfo, que segue sendo o município com maior número de positivados na região.

Ao total são 13 cidades com pacientes confirmados: Triunfo (31); Montenegro (24); São Sebastião do Caí (14); Bom Princípio (17); Portão (13); Harmonia (5); Feliz (4); Maratá (4); Salvador do Sul (2); Tupandi (2); Pareci Novo (1); São Vendelino (4) e Brochier (1). Já são 54 casos curados na região, nos municípios de Triunfo (8); Montenegro (10); São Sebastião do Caí (5); Bom Princípio (13); Harmonia (5); Feliz (3); Maratá (4); Salvador do Sul (2) Tupandi (2); Pareci Novo (1) e São Vendelino (1). Há um caso de morte no Vale do Caí, de uma montenegrina que contraiu o vírus e faleceu em Porto Alegre na noite da última quinta-feira, 14.

Deixe seu comentário