Foto: Arquivo/Ibiá

Os prefeitos da região do Vale do Caí prestam condolências pela morte do prefeito de Pareci Novo, Oregino José Francisco, 63. A fatalidade ocorreu na manhã deste domingo, 22, na UTI do Hospital Montenegro, onde ele estava internado, após sofrer um sufocamento durante ingestão de alimento e ter uma parada cardiorrespiratória.

Em nota oficial, a Prefeitura Municipal de Montenegro prestou seus pêsames. “Com pesar, condolências aos familiares e a comunidade do município vizinho”.

No município de Bom Princípio, a comunidade também lamenta a perda. “Estamos muito tristes com a notícia da morte de nosso amigo e colega prefeito Oregino José Francisco. Nós, comunidade regional, hoje lamentamos e rezamos por ele, mas a partir de amanhã é preciso fazer uma reflexão sobre o seu jeito de estar a frente do município. Oregino era um gigante incansável que buscava, onde quer que fosse, recursos para o desenvolvimento de seu município e região. É um exemplo a ser seguido”, diz a nota oficial.

O prefeito de Maratá, Fernando Schrammel, também comentou a perda. “Uma pessoa muito batalhadora, um grande líder e com muita iniciativa”. Fernando ainda fala sobre Oregino ter conseguido colocar Pareci Novo em um patamar elevado, além de estar sempre preocupado com as questões da região. “Uma perda. Vai fazer falta. Um grande amigo”, finaliza.

A prefeitura de São Sebastião do Caí prestou seus sentimentos à família e a comunidade de Pareci Novo. O prefeito Clóvis Duarte, lamenta a perda de Oregino por conta de além de ser Presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc), era um parceiro de lutas da região, como o projeto da ponte para ligar os dois municípios e o Projeto de Contenção das Cheias. Sendo assim, uma perda não só para Pareci Novo e sim para o Vale do Caí.

Em Brochier, o prefeito Clauro Josir de Carvalho prestou suas condolências com o fato. “É com muita tristeza que nós, Prefeitos da Região do Vale do Caí nos sentimos em relação ao acontecido com o amigo Oregino. Um líder, nosso Presidente da Amvarc, uma pessoa muito especial. Sempre amigo, prestativo, se dirigia à mim e ao município de Brochier com muito respeito e carinho, dizendo e me confortando com palavras de incentivo, pois quando se dirigia para falar comigo, sempre sorridente, dizia: ‘Meu Prefeito, o que tiver no meu alcance para te ajudar e ajudar Brochier, conte sempre comigo’. Isto me conformava muito, pois são estes apoios que prefeitos de primeiro mandato precisamos. Apoio de pessoas como ele, que querem e sempre quiseram o melhor para Brochier e toda a região. É uma perda muito, muito grande, mas temos que confortar a família do Oregino e nos confortar. Ele foi e sempre será lembrado por ajudar nosso Vale do Caí e o município de coração também dele, Brochier”, finaliza.

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) também divulgou uma nota de pesar pelo falecimento. “A Famurs, Federação que representa os 497 municípios do Rio Grande do Sul, em nome do seu Presidente Dudu Freire, se coloca à disposição dos familiares e amigos do prefeito de Pareci Novo, Oregino José Francisco.”, diz um trecho da nota.

Deixe seu comentário