Praça dos Ferroviários já está limpa, porém ainda falta alguns brinquedos Foto: Arquivo/Ibiá

Devido ao alto número de casos de Covid-19, espaços públicos estavam fechados há três meses

Para evitar aglomerações e a circulação de pessoas, a Prefeitura Municipal de Montenegro isolou espaços públicos do município no final de junho. Desde então, estava proibido frequentar locais como praças, o Parque e a orla do Rio Caí. Porém, há duas semanas na bandeira laranja, o município decidiu reabrir diversas praças públicas, além da beira do Rio.

Segundo o modelo de Distanciamento Controlado do Estado, os municípios que estão a mais de duas semanas na bandeira laranja podem fazer alguns ajustes. Locais como a Praça Rui Barbosa, Praça dos Ferroviários e a beira do Rio já estão com o seu acesso liberado. Para isso, ao longo da semana foram realizadas diversas ações de limpeza e reparos nos espaços. “Nós gostaríamos de entregar nas condições adequadas para as pessoas. Depois de tanto tempo sem poder estar ocupando esse espaço, tinha que estar em boas condições”, comenta a diretora de Fiscalização de Obras e Posturas, Daniela Boss.

Segundo ela, não foram realizadas limpezas durante o último período devido dois motivos. “Primeiro, esse espaço não podia ser utilizado, e geralmente é um convite, quando tu vê um lugar bonito, tu tem vontade de ir e levar as crianças para brincar. E outro fator é a questão dos apenados. Nós temos um convênio com a Susepe e durante a bandeira vermelha eles não podiam sair no mesmo número que saiam antes para fazer o trabalho”, explica.

O pedido da Administração Municipal agora é que a população se conscientize e colabore não aglomerando em grupos grandes, que continuem com os cuidados como o uso da máscara e distanciamento social. “Onde a gente perceber que essas aglomerações estão sendo prejudiciais a gente vai ter que retroceder e talvez tenha que fechar de novo. Não é o que a gente deseja, mas pode vir a acontecer se não houver essa colaboração”, completa a diretora de Fiscalização.

Parque sem previsão de reabrir
O Parque Centenário ainda não possui data de reabertura, pois precisa de mais manutenção. De acordo com Dani Boss, o espaço ainda precisa de uma ação de limpeza e também de restituição de fios que foram furtados no último período.

Na próxima semana, um decreto deve ser emitido pela Prefeitura oficializando a liberação desses espaços públicos. Caso o município entre na bandeira vermelho será reavaliado a situação junto com a equipe de Vigilância em Saúde.

Lugares já abertos:

– Praça Rui Barbosa

– Praça dos Ferroviários (ainda falta alguns brinquedos)

– Praça São Pedro da Timbaúva

– Praça Bíblia da Timbaúva

– Praça do bairro São João

– Praça do bairro São Paulo

– Praça do bairro Santo Antônio

– Beira do Rio

Deixe seu comentário