Foto: Prefeitura Municipal de São Miguel das Missões

O nosso estado possui identidade cultural diversa, herdada de povos colonizadores, sendo um dos principais destinos turísticos do Sul do Brasil. Do Litoral a Fronteira Oeste, do Chuí até as Missões, passando pela Serra Gaúcha, prestigiada nacionalmente, o estado oferece roteiros com belas paisagens, arquitetura renomada e gastronomia de qualidade. Ao todo são 27 regiões convidam os turistas a mergulhar na história rio-grandense. Confira abaixo lugares para visitar no Rio Grande do Sul

Palácio Piratini:
Foto: Divulgação Palácio Piratini

A sede do governo, localizada na Praça da Matriz, em Porto Alegre, é um dos pontos turísticos mais visitados da capital. Com construção iniciada em 1896, o monumento de estilo neoclássico e materiais importados foi concluído somente em maio de 1921. Na parte interna, pinturas do italiano Aldo Locatelli adornam os salões e contam a história dos gaúchos.

Em 1986, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado e, nos anos 2000, a edificação e seus bens ganharam a proteção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h30min às 17h.
Telefone: (51) 3210-4170

Foto: Palácio Piratini
Serra Gaúcha:

A cidade de Gramado, na Região das Hortênsias, é um dos principais destinos para quem quer conhecer a influência alemã e italiana. A maior demanda da rede hoteleira é na estação mais fria, quando as temperaturas baixas prenunciam geada, ou neve, registrada com certa frequência.

Foto: Divulgação Palácio Piratini

Canela e Nova Petrópolis são alternativas para conhecer mais sobre a região.
A cultura italiana é destaque nos Caminhos da Colônia, em Flores da Cunha e Caxias do Sul, e nos Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves. No encontro do território bento-gonçalvense com Garibaldi e Monte Belo do Sul, o Vale dos Vinhedos possui reconhecimento nacional.

Foto: Palácio Piratini
Litoral:

Clima quente, trilhas abertas, paredões rochosos e morros também são atributos do território gaúcho.

Foto: Palácio Piratini

Entre as praias mais conhecidas e frequentadas do Litoral Norte e Sul estão Tramandaí, Capão da Canoa e Torres. Em Santa Vitória do Palmar, os banhistas podem se refrescar nas lagoas Mirim e Mangueira, e nas praias do Hermenegildo e Barra do Chuí, na fronteira com o Uruguai.

Missões:

Alguns dos cartões-postais mais antigos se encontram em São Miguel das Missões. O Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, patrimônio da humanidade, e o Museu das Missões, abrigam ruínas remanescentes do tempo em que os jesuítas chegaram ao Brasil, em 1549, trazendo a doutrina católica e os costumes europeus ao povo indígena que habitava o Sul do país.

Foto: Palácio Piratini

Horário de Visitação: De terça a domingo e em feriados, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Na segunda-feira o sítio abre das 13h30min às 18h.
Telefone: (55) 3381-1294 / (55) 3381-1299

O valor do ingressos é de R$14,00 (adultos), R$ 7,00 (estudantes, crianças e idosos acima de 60 anos).

Deixe seu comentário