HOMENS atingidos por tiros e golpes de faca foram encontrados dentro de uma casa
Os dois homens que foram assassinados na noite da última sexta-feira, 22, no bairro Cinco de Maio, foram sepultados na manhã de domingo, véspera de Natal, no Cemitério de Montenegro.
Ademir Batista, de 49 anos, era morador da Rua Artidor Rodrigues da Costa, onde ocorreu o crime. Bastante conhecido, deixa quatro filhos, entre eles um menino que estava na moradia, além de demais parentes e amigos.
Já o amigo Marcelo de Jesus Walter Gomes, de 40 anos, era morador do bairro Germano Henke (Promorar). Marcelinho, como também era conhecido, tinha dois filhos, um deles ainda pequeno, além de esposa e demais familiares e amigos.
EXECUÇÃO
As duas mortes ocorreram em torno de 22 horas, com características de execução. Foram encontradas no local marcas de 14 tiros de pistola 9 milímetros, além dos dois corpos terem também cortes de faca. Vizinhos confirmaram que ouviram vários tiros, mas preferiram não dar mais detalhes. O local dos assassinatos foi numa casa dos fundos de outra. Ademir foi encontrado no sofá da sala e Marcelo se encontrava no chão, ambos já sem vida. Uma equipe médica do Samu esteve no local e diagnosticou os óbitos.
O local foi isolado pela Brigada Militar para a realização da perícia do Instituto Geral de Perícias (IGP), que se encerrou em torno de 1h30 da madrugada, quando os corpos foram retirados pela funerária para serem encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) em Porto Alegre para a necropsia. A Polícia Civil iniciou logo as investigações. Pelo que foi apurado, dois homens teriam invadido a casa e já chegaram atirando, além de desferirem golpes de faca ou facão. E depois fugiram em um automóvel. A Brigada chegou a realizar buscas, com várias viaturas, mas os suspeitos não foram mais localizados.
A criança que estava na casa, filho do morador, não ficou ferida. Ela foi encaminhada ao Conselho Tutelar e depois entregue para um irmão mais velho. Familiares lamentaram as mortes, mas preferiram não comentar.
A Polícia e Brigada apuram se o caso tem ligação com uma ocorrência anterior, envolvendo uma mulher, que teria feito denúncia de violência sexual. Além da suspeita de vingança, outras hipóteses também são investigadas. As duas vítimas tinham antecedentes criminais.
O delegado Paulo Ricardo Costa, da DPPA, diz que todas as possibilidades são investigadas. Cita que a Polícia aguarda os resultados da perícia e laudo do IML, e segue com diligências e investigação. Qualquer informação, mesmo de maneira anônima, pode ser passada para o telefone 197.
Dois homicídios em um mês
Foi o segundo caso de homicídio em Montenegro em questão de um mês. No dia 21 de novembro um homem de 27 anos foi morto a tiros no bairro Santo Antônio. Até então o município ficou cerca de seis meses sem registrar casos de assassinatos.