Túnel de Linha Bonita, em Salvador do Sul, é um dos possíveis locais de visita citado pelo Projeto de Lei proposto pelo deputado Tiago Simon

Impulsionar a economia de 19 municípios do Vale do Caí e celebrar a importância histórica e as belezas naturais da região, é com essa justificativa que o deputado estadual Tiago Simon (PMDB) propôs o Projeto de Lei (PL) 58/2017, que busca a criação da “Rota Turística do Vale do Caí”. A proposta estará em debate em encontro da Governança Regional de Turismo Vale do Caí, que se reúne às 9h de quarta-feira no campus de São Sebastião do Caí da Universidade de Caixas do Sul (UCS). A reunião terá a presença do deputado e é aberta ao público. Além do projeto em questão, o grupo também irá debater a sua participação nas festas da região e o planejamento estratégico regional.

Andrisa Mariano, coordenadora da Governança Regional de Turismo.

A coordenadora da Governança Regional de Turismo, Andrisa Mariano, diz que a reunião desta semana servirá para avaliar e dar um parecer ao deputado sobre o PL, que foi encaminhado ao grupo para apreciação. Apesar de observar que é muito cedo para se dar um parecer oficial sobre o projeto, Andrisa entende que ele representaria a oficialização dos direitos e deveres das entidades para com o turismo.

Para a coordenadora da Governança, o Vale do Caí está despertando para o turismo e todo apoio é importante. “Apoiamos toda e qualquer iniciativa para o bem do Vale do Caí”, garante. Andrisa diz ainda, não ter conhecimento de envolvimentos dos municípios na proposta. “Só se passou pela Setorial de Turismo. Nós, do grupo da Governança, agora que fomos procurados, como todos que querem o bem da região, iremos escutar com atenção (a proposta)”, destaca.

Cachoeira Maratá

De acordo com a proposta de Tiago, a Rota Turística Vale do Caí teria como objetivos, o desenvolvimento sustentável do potencial turístico regional; o fortalecimento, a ampliação e o desenvolvimento da produção local nas áreas do turismo cultural, histórico, religioso, gastronômico, ecológico, de aventura ou arquitetônico; o incentivo à organização produtiva das comunidades locais relacionas ao turismo, ao artesanato e à geração de novas fontes de emprego e renda. O texto prevê ainda a implantação de mecanismos de educação ambiental e o incentivo aos empreendimentos turísticos.

Dentre os atrativos da região, o PL destaca as duas rotas já existentes na região – a Rota do Caminho das Velhas Colônias e a Rota dos Sabores e Saberes – e também as belezas naturais e arquitetônicas do Vale do Caí, como o Túnel da Linha Bonita, localizado em Salvador do Sul. As festas municipais, com a do Moranguinho, de Bom Princípio, e a da Bergamota, de São Sebastião do Caí, também são citadas como destaque.

 

Deixe seu comentário