Em setembro, o atendimento presencial de perícia médica retornou no Estado. Foto: Arquivo Ibiá

De três peritos, somente um retornou ao atendimento presencial

Depois de mais de sete meses sem perícia médica na agência do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) de Montenegro, nessa terça-feira, 3, o atendimento presencial foi retomado normalmente. Segundo a assessoria de imprensa do INSS RS, o perito médico da unidade do município estava afastado por motivo de saúde desde a liberação do retorno das atividades, ainda em setembro.

Na agência de Montenegro, são lotados ao todo três médicos peritos, porém dois deles pertencem ao grupo de risco da Covid-19, então seguem mantendo o isolamento. O período sem este atendimento prejudicou muitos cidadãos que precisam realizar perícias. Em contato com a assessoria de imprensa do INSS RS foi questionado sobre como será o encaminhamento da demanda represada dos últimos meses, mas apenas foi informado que no momento a Gerência-Executiva não dispõe de nenhum gestor para prestar entrevistas.

A recomendação é que o andamento, dúvidas e reagendamentos sejam acompanhados pelos canais de atendimento da Previdência Social: www.meu.inss.gov.br (inclusive por aplicativo para smartphone). Além disso, os serviços também podem ser agendados pelo telefone 135, cuja ligação é gratuita de telefonia fixa e está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Fechadas desde 23 de março em razão da pandemia do novo coronavírus, as agências do INSS poderiam voltar a realizar atendimento presencial no dia 14 de setembro, de acordo com o Governo Federal. Porém, os médicos peritos não compareceram aos locais de trabalho naquela data, pois, segundo a categoria não havia condições para o retorno seguro ao trabalho presencial e recebimento de público.

No dia 17 de setembro o INSS havia informado que 12 agências no Rio Grande do Sul já estavam prontas para o atendimento presencial de perícia médica, aguardando apenas o retorno dos médicos peritos. Dentre as agências liberadas estava a de Montenegro, porém, esta retornou com seus atendimentos presenciais nas perícias somente nessa terça-feira.

Deixe seu comentário