Agência atendeu, em média, 273 pessoas por mês em 2018 para encaminhar o seguro. Em 2017, foram 334

Atendimentos no Sine Montenegro caíram de 4.008 em 2017 para 3.284 em 2018. Agora, pedido pode ser online

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/Sine) divulgou o número de pessoas atendidas para encaminhamento de Seguro-Desemprego na agência de Montenegro. O dado mostra que as solicitações diminuíram 18,1% de 2017 para 2018. No ano passado, 3.284 pedidos foram realizados contra 4.008 do ano anterior.

Empregados do setor de serviços foram os que mais encaminharam solicitações em 2018, seguidos dos trabalhadores da indústria e, depois, do comércio. Em média, no ano, 273 pessoas encaminharam solicitação do seguro por mês. Em 2017, eram cerca de 334 mensais.

Os dados vão de encontro aos saldos positivos apresentados pelo Município no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) que, mês a mês, mostravam Montenegro com saldo positivo de admissões. O ano de 2018 fechou com 19.784 trabalhadores formais registrados e empregados – índice 4,9% superior ao levantado em 2017, o que explica a diminuição das pessoas que buscaram pelo seguro.

Os dados do benefício solicitado em 2018 mostram que, assim como em anos anteriores, a maior parte das solicitações se tratou de pessoas que buscavam pela primeira vez o Seguro-Desemprego.

Chama a atenção que, em segundo lugar no ano, ficam as pessoas que já pediram o benefício por quatro ou mais vezes. Por tempo de emprego, destacam-se, ainda, os trabalhadores que atuaram por 24 meses, ou seja, dois anos, ou mais nas empresas antes da demissão.

Solicitação pode ser feita pela internet
Buscando desafogar os atendimentos do Sine e dar mais rapidez ao processo, o – hoje extinto – Ministério do Trabalho lançou no final de dezembro a possibilidade de o trabalhador solicitar o Seguro-Desemprego pela internet. O serviço está disponível pelo Portal Emprega Brasil, onde são fornecidas diferentes informações a serem confrontadas com a base de dados da Receita Federal. Liberada a solicitação, já começa a contar o prazo de 30 dias para o recebimento do benefício. Uma ida presencial à agência do Sine ainda é necessária, posteriormente, para a confirmação do cadastro, no combate a fraudes.

Deixe seu comentário