Pavimentação será em parceria, entre a Prefeitura e moradores. Foto: Divulgação/Prefeitura

Os trabalhos de pavimentação da da Rua dos Ingás, no bairro Recanto Verde, no município de Bom Princípio, no Vale do Caí,  iniciaram. As obras fazem parte do projeto de Pavimentação Comunitária, feitas pelos moradores e a Prefeitura, e ocorrem em um trecho de cerca de 200 metros.

A Prefeitura ficou responsável pela preparação do leito da rua de chão batido, com a terraplanagem, colocação dos meios-fios e fornecimento de pó de brita para a obra. Já os moradores estão entrando com a contratação da empresa para execução do serviço e a compra dos bloquetos de concreto usados no calçamento.

“Também vamos instalar a rede de água potável na lateral da via, junto ao meio-fio (na área da calçada)”, explica o secretário Municipal de Obras e Viação, Canísio Remi Backes. Atualmente, a rede passa no meio da via, o que dificultaria  eventual manutenção sem danificar o calçamento novo.

O prefeito de Bom Princípio, Fábio Persch, destacou a importância da participação dos moradores. “O protagonismo é deles, que se reuniram e decidiram tocar a obra e protocolaram o pedido de parceria na prefeitura.” Junto com Fábio e Remi estavam também o vice-prefeito João Weschenfelder, o secretário de Administração e Fazenda, Tiago Backes, e o encarregado do setor de Dívida Ativa, João Kirch. Além de representantes da empresa encarregada da obra.

Fábio lembra que, nesses casos, a Prefeitura entra também com o projeto técnico, a instalação de drenagem pluvial (quando for o caso), autoriza o início da obra e faz sua fiscalização. Mas são os moradores que assumem as obrigações junto à empresa contratada e também acompanham a prefeitura na fiscalização dos trabalhos.

Além da Rua dos Ingás, outra via que está prestes a ter sua obra de pavimentação Comunitária é a Avenida dos Canários. Também em um trecho de cerca de 200 metros, a partir da Rua dos Gerâneos, no bairro Paraíso do Vale. Ali, a Prefeitura já fez a terraplanagem e demarcou o espaço a ser calçado, faltando apenas os arremates finais na preparação do leito.

Deixe seu comentário