Alexandre destaca a qualidade da equipe formada

Vice-prefeito assumiu comando da Prefeitura após trágica morte de Oregino

Em 23 de dezembro, após a comunidade de Pareci Novo se despedir do então prefeito Oregino José Francisco – que faleceu na manhã do dia 22 de dezembro em decorrência de uma parada cardiorrespiratória –, o vice-prefeito Paulo Alexandre Barth (PDT) assumiu a função de chefe do Executivo. Completando um mês no cargo, ele busca manter o ritmo de trabalho de Oregino e se apóia no trabalho realizado em conjunto com o falecido líder político.

Abertura de açudes com máquina contratada é uma das ações propostas pela gestão de Alexandre para atender demandas de agricultores. FOTO: Prefeitura de Pareci Novo

“Está tranquilo porque a gente trabalhava em conjunto”, diz Alexandre sobre a gestão do Município. Ele lembra que, como vice-prefeito, costumava estar mais na rua acompanhando ações da secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente e de Obras e Viação enquanto que Oregino focava-se no trabalho de gabinete. Com o mandato terminado ao final do ano, Alexandre foca em seguir tocando projetos que já estavam em andamento. O chefe do Executivo salienta que a equipe montada pela gestão é bastante eficiente e participativa.

O prefeito cita como exemplo de projetos a serem tocados a pavimentação na Vila Progresso, cuja obra da primeira etapa já teve início. A segunda etapa teve seu projeto aprovado pela Caixa Econômica Federal no dia 14 deste mês. Um projeto de grande estima de Oregino também terá continuidade: o restauro e reforma do Seminário São José. Com recursos no valor de quase R$ 900 mil garantidos, está sendo preparada a licitação para a reforma do telhado do prédio histórico.

Outra frente de ação tomada é a de tentar colocar em dia os protocolos feitos por agricultores pedindo melhoras em estradas para o escoamento da safra ou abertura de açudes. Para dar conta da demanda, foi chamado maquinário para o qual a Prefeitura já havia licitado horas-máquina. “Em todas as localidades vamos tentar botar em dia o que tem de atrasado de protocolo”, garante o prefeito.

De grandes mudanças na Administração Municipal, Alexandre promoveu uma troca no comando da secretaria municipal de Saúde e Assistência Social. Gislaine Ribeiro deu lugar a Rafael Soares de Souza, que até então era o secretário municipal de Desporto e Turismo. A pasta então comandada por Rafael passou a ser gerenciada por Antonio Gelci de Mello, secretário de Cultura de Pareci Novo.

Recuperação do Seminário São José era um sonho de Oregino que seguirá sendo perseguido. FOTO: Arquivo/Jornal Ibiá

Experiências anteriores auxiliaram no cargo
Ao lado de Oregino, Alexandre vinha cumprindo o seu segundo mandato de vice-prefeito. O primeiro foi exercido entre 2013 e 2016, como vice-prefeito de Rafael Riffel. Antes disso, ele teve a experiência de cinco anos como secretário municipal de Obras e Viação durante os dois primeiros mandatos de Oregino. Segundo ele, essas experiências o ajudaram muito ao assumir como chefe do Executivo de Pareci Novo. “Eu sempre participei. Sempre fui um vice-prefeito presente”, garante.

Segundo Alexandre, faz parte da sua rotina chegar cedo ao centro administrativo para ficar por dentro dos trabalhos a serem realizados pela secretaria municipal de Obras e Viação. “A gente tem a ideia de manter as estradas em dia. Em seguida está chegando o inverno, então a gente quer dar uma melhorada nas estradas”, revela. Sobre o tempo que ainda tem pela frente no comando da Prefeitura, Alexandre também diz que a população pode esperar intervenções na Praça Municipal Miguel Arraes e no Parque Municipal Júlio José Colling.

Desejo de seguir no Executivo pareciense
Por 2020 ser ano eleitoral, o mandato de Paulo Alexandre Barth se encerrará no dia 31 de dezembro. No entanto, ele pretende buscar um novo mandato para o quadriênio 2021/2024. “Hoje sou pré-candidato a prefeito”, afirma. Em busca de um vice-prefeito para compor a chapa, Alexandre não enfrentará as urnas pela primeira vez. Além de ter sido eleito vice-prefeito em duas oportunidades, ele também foi vereador por três mandatos.

Deixe seu comentário