Falta de chuva nos primeiros meses de 2020 causou grande prejuízo para o setor primário de Pareci Novo. Foto: Prefeitura de Pareci Novo

O ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) divulgou nesta quinta-feira, dia 28, que Pareci Novo é um dos 17 Municípios de sete Estados que receberão parte da verba de R$ 1,8 milhões para ações de resposta a desastres naturais disponibilizada pela pasta. De acordo com a decisão publicada no Diário Oficial da União, o Município receberá R$ 10 mil para a compra de kits de alimentos e de assistência humanitária. No Rio Grande do Sul, também receberão verba com esta destinação Soledade, Ivorá, Júlio de Castilhos, Tapera, Charrua, Fortaleza dos Valos, Santa Maria e Bom Jesus.

Para receber auxílio emergencial do MDR, Estados e Municípios atingidos por desastres naturais precisam obter o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública, deferido pelo Governo Federal. É necessário atender aos critérios exigidos pela Instrução Normativa número 2/2016. Prefeituras e Governos devem apresentar o diagnóstico dos danos e um plano de trabalho para a execução das ações.

O apoio emergencial por meio do MDR é complementar à atuação dos governos estaduais e municipais. O auxílio pode ser solicitado sempre que necessário – inclusive em situações recorrentes, como é o caso de desastres ocasionados por seca ou chuvas intensas.

Deixe seu comentário