Diversos profissionais estarão envolvidos no processo Foto: Reprodução/Marcela Schild

Através de uma parceria entre a prefeitura de Santa Cruz do Sul e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), serão disponibilizados um total de 5 mil testes da Covid-19 na cidade do Vale do Rio Pardo. O município entrou com investimento de R$ 400 mil para a compra dos kits, e a instituição de ensino executará os testes dentro da sua estrutura. A expectativa é verificar entre 50 e 100 amostras por dia.

Importados, os kits devem chegar em 15 dias. Segundo o secretário da Saúde do município, Régis de Oliveira Júnior, houve um investimento de R$ 400 mil na compra dos kits de testes. A Unisc emprestará sua estrutura, com o apoio de seus profissionais, para a viabilização.

O esforço envolverá profissionais biólogos, biomédicos e farmacêuticos da universidade, além de infraestrutura que abrange equipamentos de segurança, de análise e de um extrator do material genético do vírus, emprestado pela empresa ProfiGen.

“Quando recebermos os materiais coletados, nosso trabalho se divide em três etapas: a inativação do vírus, para que ele não apresente riscos aos profissionais, seguido da extração de RNA e da execução das análises no equipamento de PCR”, explica a diretora de inovação e empreendedorismo da Unisc, Andreia Valim.

Enquanto os kits não chegam os profissionais estão em processo de capacitação e organização de fluxos. Para Andreia Valim, o momento é desafiador e demonstra a importância de trabalhar em equipe. “Estou trabalhando com profissionais valorosos, que estão engajados nesse projeto. Reconhecemos que é uma grande responsabilidade e estamos comprometidos em todas as etapas. Além disso, outros municípios podem precisar desse serviço e, dentro de nossas capacidades, tentaremos prestar suporte”, completa.

Deixe seu comentário