Funcionárias estão prevenidas para atendimento apenas em casos de extrema urgência no Posto de Identificação em Montenegro. Orientação é que, como a sala é pequena, cidadão só busque o serviço se precisar muito. Foto: divulgação Posto de Identificação

Redução de público e distribuição de álcool em gel são medidas necessárias de prevenção

É o assunto mais falado em todo o Brasil. O novo coronavírus tem se espalhado rapidamente, causando preocupação. Após as escolas, que suspenderam as aulas, por aqui, academias, transporte público, igrejas, cinemas, cartórios e outros locais públicos ou privados estão tomando medidas semelhantes, buscando reduzir os impactos do novo vírus. Nas academias, por exemplo, há avisos apelando ao uso do álcool gel nas mãos e higienização dos equipamentos antes e depois do uso. A orientação é para que, quem possa trabalhar de casa, o faça.

Posto de identificação
Quem puder, ainda, deve evitar comparecer ao Posto de Identificação de Montenegro, onde são emitidas as carteiras de identidade, dentro do Sine. A orientação é do responsável pela repartição, Josué Luis Kuhn. Mesmo assim, funcionárias estão prevenidas com máscaras para atender os casos de urgência.
Os demais atendimentos da agência do Sine estão normais, embora já não esteja mais sendo feita a cessão de salas à empresas para a realização de entrevistas de emprego.

Nessa academia, no centro, direção pede empatia dos alunos e atenção aos cuidados preventivos

Cartório eleitoral
Já o Cartório Eleitoral está se prevenindo com a suspensão do atendimento presencial, pelo menos até o dia 31 de março. Aqui em Montenegro, o plantão para atendimento apenas de medidas urgentes será realizado através do número (51) 99871 1440. O leilão de veículos do Detran, que ocorreria nessa quarta-feira, 18 de março, no Clube do Comércio, foi cancelado.

Festa é adiada
A montenegrina Wish Produções anunciou nesta terça-feira, dia 17, o adiamento do evento Volta às Aulas. A festa, com a MC Rebecca, ocorreria neste sábado, dia 21, no Clube Grêmio Gaúcho (Timbaúva). A empresa referiu que está atenta aos fatos relacionados à grave crise social, decorrente do avanço da disseminação do Covid-19. A Wish promete informar, o mais breve possível, nova data para a festa, com a mesma atração artística, para a qual os clientes poderão aproveitar o mesmo ingresso. Aqueles que não puderem aguardar, a produtora fará o reembolso, assim que a situação no Brasil normalizar.

Curso adiado
O curso de “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos” foi adiado. O início estava marcado para a segunda-feira, 23. De acordo com a SMIC, ainda não há uma nova data para o curso, contudo, as inscrições que já foram realizadas, serão mantidas. Mais informações diretamente com a SMIC no 3632-3040 ou 3649-8298.

Cinema
O cinema local também tomou providências para evitar a proliferação do vírus. Dentre elas, ocorrerá a operação com 50% da capacidade total de pessoas, a fim de evitar aglomerações e ter espaço entre poltronas e reforço da higiene das maçanetas, corrimãos e bilheteria.

Sobre os ônibus

Higienização dos ônibus do transporte público da cidade é intensificada após os casos do novo vírus

Já a Viação Montenegro intensificou o processo de higienização e desinfecção por todo o interior dos seus ônibus. “Todos os ônibus serão desinfetados com produtos adequados, intensificando a limpeza nos principais pontos de embarque”.
A orientação é, ainda, para que os ônibus circulem com as janelas abertas, inclusive os com ar condicionado serão deixados o tampão e ventarolas para circulação do ar.

Missas suspensas
A Diocese de Montenegro, além de reforçar os cuidados com a higienização pessoal e do ambiente, também age para evitar aglomerações de fiéis. E encontros de catequese da Iniciação à Vida Cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma), eventos festivos e assistenciais estão suspensos. Também orienta a suspensão das visitas aos doentes e idosos para evitar riscos à saúde deles. “Sugere-se, onde for possível, um telefonema, ou uma mensagem para aquela pessoa que se encontra em casa”, diz o comunicado.
As missas ordinárias com fiéis estão suspensas de 17 de março a 3 de abril. Os padres celebrarão diariamente de forma privada e, onde for possível, deve-se transmitir a missa pelas redes sociais. A água benta também deve ser retirada da entrada das igrejas e as confissões individuais devem ser em espaço aberto. Matrimônios já agendados serão discutidos com os noivos. Sobre as celebrações da Semana Santa e Páscoa serão, em tempo oportuno, emitidas orientações específicas.

Sessões da Câmara são fechadas
A partir desta semana, o público não poderá acompanhar presencialmente as sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de Montenegro. A determinação, em função da pandemia do novo coronavírus, limita o acesso apenas à imprensa. O cidadão poderá acompanhar as sessões, ao vivo, pelas redes sociais do Legislativo, no Facebook e no YouTube.
O presidente da Câmara, Neri de Mello Pena (PTB), também determinou que as reuniões propostas pelos vereadores estão suspensas. Mantêm-se apenas as reuniões da Comissão Geral de Pareceres (CGP) para possibilitar que os projetos possam ser apreciados e colocados em votação em plenário.
As medidas valem até o dia cinco de abril. “A mesa diretora da Câmara estará monitorando permanentemente a evolução do quadro para, em caso de necessidade, rever as medidas anunciadas”, coloca o presidente.

Deixe seu comentário