Foto: Divulgação PC

A Operação Celsius desencadeada pela 1ª Delegacia de Polícia de Montenegro, com apoio de agentes da Delegacia Regional, resultou na prisão de cinco integrantes da facção criminosa Os Manos, na manhã de quinta-feira, 9, em Montenegro. Foram duas no bairro Ferroviário, uma no Centro e duas dentro da Penitenciária Modulada.

Na casa de um adolescente, foi apreendido dinheiro e drogas

Os quatro homens e a mulher têm envolvimento com o tráfico de drogas, organização criminosa armada, espancamentos e até o incêndio de casas, um deles há dois meses no bairro Santo Antônio. Os mandados de prisão preventiva também levaram em conta o porte de arma de uso restrito, crime hediondo. Além dos dois já recolhidos, os outros detidos também já possuem passagem pelo sistema prisional.

Grande parte das ações da quadrilha era comandada de trás das grades. Como os líderes queriam comprovar o cumprimento delas, há nas redes sociais vídeos de crimes. Em um deles, aparece o sinistro da residência no Santo Antônio. Em outro, um indivíduo mostra um fuzil. A investigação da 1ª Delegacia de Polícia (DP) iniciou a partir de imagens como essas.

Um menor de idade de 17 anos também foi apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Na casa dele, foram apreendidos, aproximadamente, R$ 1.000,00 em espécie e 12 pedras de crack.

Oito policiais participaram da ação, coordenada pelo titular da 1ª DP, Paulo Ricardo Costa. O delegado ressalta a forma violenta de agir dos criminosos. “Crimes conectados com incêndios em casas, espancamentos de indivíduos que estavam devendo para o tráfico ou que se aventuraram a traficar sem o aval desta facção criminosa que acaba dominando, de certa forma, a venda de drogas dentro do município”, comenta.

O delegado ressalta ser comum os praticantes dos crimes comandados pelos líderes da facção serem cometidos por pessoas em dívida com o grupo. Em outras oportunidades, os autores são menores de idade, alguns deles carentes, se iludem com a impressão de status e com a ideia de melhorar de vida por meio do crime.

Incêndio registrado em vídeo
Um dos incêndios criminosos, ocorrido no bairro Santo Antônio, há dois meses, foi registrado em vídeo. O bando, entre eles pelo menos uma mulher, chega no local em um carro, pega diversos objetos no porta-malas, e faz os moradores saírem.

No momento, havia inclusive um bebê na residência. Os indivíduos atiram um produto inflamável em diferentes cômodos e ateam fogo na casa. A chamas no sofá da sala se alastram rapidamente.

Deixe seu comentário