“Onda verde” das sinaleiras regressivas deverá ser ampliada no próximo ano

Os primeiros semáforos com contagem regressiva foram instalados em setembro do ano passado na Rua José Luiz, junto aos cruzamentos com as Ruas Capitão Cruz, Ramiro Barcelos e João Pessoa. As antigas sinaleiras foram substituídas por um grupo focal regressivo de tempo.

As modernas sinaleiras mostram, segundo a segundo, quanto tempo falta para o sinal abrir ou fechar, de forma sincronizada. Assim, o condutor que pegar o primeiro sinal aberto tem grandes chances de passar nas três esquinas sem precisar parar.

As novas sinaleiras visam dar mais fluidez ao tráfego de veículos. Na chamada “onda verde”, os semáforos contam com 20 segundos de sinal verde, que possibilitam o motorista controlar o tempo para a travessia.

Conforme o diretor do Departamento de Transporte e Trânsito do município, Paulo Reinaldo Tempass Júnior, para o próximo ano a Prefeitura planeja ampliar o número de sinaleiras com contagem regressiva. Isso inclusive já estava previsto para este ano, mas segundo Tempass não ocorreu devido à falta de recursos. “Para o ano que vem vai acontecer”, garante.

Paulo Tempass diz que serão instaladas as sinaleiras regressivas onde já tem “onda verde”, como nas ruas Santos Dumont, Osvaldo Aranha e Fernando Ferrari. “Vamos colocar, de arrancada, dez novos bicolores, da mesma forma como está na Rua José Luiz”, informa.

Futuramente, conforme o diretor de trânsito, a idéia é instalar sinaleiras regressivas também próximo ao clube Grêmio Gaúcho, no bairro Timbaúva, e em outros pontos da cidade, mesmo que não tenham a chamada “onda verde”. Paulo Tempass salienta que com a contagem regressiva o motorista consegue passar em três semáforos numa velocidade de 30 km/h. “Fizemos o teste. Se for acima dessa velocidade vai ter que esperar abrir na última sinaleira”, calcula.

Sobre o resultado dos novos equipamentos, Tempass diz que foi muito positivo e os motoristas já entenderam como funciona. Por isso o sistema será ampliado.

Os semáforos instalados em Montenegro são do Grupo Contransin, que venceu a licitação. A empresa, que é de Minas Gerais, onde foi fundada na década de 60 e atua no desenvolvimento de tecnologias e serviço de mobilidade de trânsito, incluindo conjuntos semafóricos, inaugurou uma unidade em Montenegro no último mês de agosto, visando atender os municípios da região, já que os novos equipamentos têm uma demanda crescente.

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