Mobilização. Entidade também criticou a classe política, que não construiu solução definitiva para trevo do Posto Shell
O presidente da Subseção Montenegro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), Sepé Tiaraju Rigon de Campos, divulgou ontem nota em que critica a classe política do município por não ter se mobilizado para resolver de uma vez por todas a rótula na intersecção das rodovias ERS-240, RSC-287, BR-470 e rua Buarque de Macedo, também chamada de trevo do Posto Shell. “Não precisamos de uma rotatória provisória naquele local, mas de um viaduto. Se não houver essa possibilidade, ao menos uma rotatória definitiva. A comunidade tem que exigir do prefeito e dos vereadores, que agora andam de vila em vila garimpando problemas, que façam a sua parte, ou seja, cobrança ao governo estadual de uma rotatória estruturada definitiva”, salienta o advogado. Uma elevada seria mais efetiva para resolver os gargalos que o local registra nos horários de pico, na opinião dele. Na raiz do problema está a falta de vontade política, diz o presidente da OAB local, exceto em época de eleições, quando o assunto ressurge. “Cidades muito menores que Montenegro possuem viadutos e rotatórias bem estruturadas, o que não ocorre aqui por falta de interesse dos políticos locais em pressionar os governantes a resolverem definitivamente tal improvisação.” Ele acrescenta que “recentemente Montenegro teve um prefeito que ficou oito anos no governo, dos quais quatro foram partilhados com a mesma bandeira partidária no governo estadual, e outros quatro anos de apoio ao partido que ganhou a eleição”.
Conforme Sepé, a OAB lamenta que o problema seja empurrado com a barriga desde 2006 — ano em que a rótula foi construída provisoriamente para estancar os elevados números de acidentes com vítimas fatais. “Evidentemente que não concordamos [com a estrutura atual] por razões de segurança com medidas de ‘improviso’, como é o caso da rótula do Posto Shell. Aliás, com tal improvisação remanesce o perigo no local, e só não houve mortes por sorte, inobstante dezenas de acidentes de trânsito já terem ocorrido no local nos horários de pico, pois o acesso a Montenegro e à própria rodovia fica engessado nesses horários.”
A assessoria do secretário estadual dos Transportes, deputado Pedro Westphalen, confirmou que ele estará na Câmara Municipal de Montenegro na próxima quinta-feira, dia 26, às 15h. A reunião atende a um convite do vereador Joel Kerber para debater os problemas da RSC-287 e da rotatória.
Ambos os políticos são filiados à mesma agremiação, o Partido Progressista (PP).