O resumo dessa semana começa com uma chacina que chocou a região ao meio-dia dessa quarta-feira, 9 de janeiro. Uma briga entre vizinhos, na localidade de Barreto, interior de Triunfo, resultou no homicídio de mãe e três filhos. O algoz, Deoclides da Silva, de 45 anos, morava em frente à casa das vítimas e as matou a golpes de faca.

A dona de casa Mirian Ribeiro Pereira, de 52 anos, e os filhos, Valquíria, de 30; Valeria, de 28; e João Paulo Pereira Borges, de 21 anos, foram mortos. Duas crianças, de 12 e cinco anos, conseguiram fugir. Os vizinhos já tinham discussões recorrentes por motivos banais, como som alto.

Em São Vendelino, Carlos Borges de Moraes, de 50 anos, foi morto pela esposa, a facadas, na tarde do último sábado, 5. O corpo estava próximo à porta de um dos quartos da casa da família, na localidade de Morro Carrard. O crime teria ocorrido durante uma briga do casal.

E no domingo, dia 6, um ciclista de 74 anos morreu na BR-386, em Nova Santa Rita. O acidente ocorreu por volta das 15h30min. Uma colisão transversal entre a bicicleta e uma caminhonete Fiat Toro vitimou o idoso.

Essa semana, a comunidade marataense se despediu do ex-vereador Olávio Adalíbio Kerber, o Bozó. Ele faleceu na noite de domingo, dia 6, em decorrência de um AVC hemorrágico ocorrido na quinta-feira, dia 2. Bozó tinha 64 anos e estava internado no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre.

Um temporal na tarde de segunda-feira, dia 7, atingiu parte de Montenegro. Na secretaria de Saúde houve destelhamento e queda de árvores no estacionamento. Também faltou luz em vários pontos da cidade.

A falta de remédios preocupa pacientes atendidos pela Secretaria da Saúde do Estado. Entre os medicamentos em falta, estão os imunossupressores, usados em tratamentos para evitar a rejeição de órgão transplantado. Os remédios não estão sendo repassados na quantidade ideal à secretaria de saúde de Montenegro, responsável pela entrega aos pacientes.

Foi assinada a concessão da BR-386 e mais três rodovias federais do Rio Grande do Sul à iniciativa privada. O grupo CCR, que venceu a licitação, terá 30 dias – a partir desta sexta-feira – para iniciar as operações nas Praças já existentes. A taxa básica na praça de Montenegro deve ser de R$ 4,30, ainda sem data para início da cobrança.

O Parque Centenário de Montenegro é fonte de inspiração para o projeto de conclusão do Curso de Mestrado em Arquitetura do jovem Ricardo Cemin Müller, de 20 anos. Natural de Montenegro, ele desenvolve a pesquisa na Austrália, onde mora há quase 10 anos. A intenção do jovem é que seu projeto possa contribuir para melhorias no local e atrair ainda mais visitantes.

No esporte, destacamos nesta semana a trajetória do goleiro montenegrino Eduardo Pletsch, que vai para sua quarta temporada no Novo Hamburgo. Além disso, a volta do lateral Eduardo Gehlen, o Duda, para o futebol brasileiro também foi destaque. O atleta de Montenegro, que jogou na Bulgária em 2018, vai defender o Maringá no primeiro semestre deste ano.

A dupla Gre-Nal anunciou reforços para a temporada. A gurizada da categoria 2005 do Fera viaja neste sábado para Três Coroas, onde disputa a Copa Cidade Verde. Nesta sexta-feira à noite, iniciou a décima sexta edição da Copa Schin Intermunicipal de Futebol de Areia de Maratá.

Uma boa notícia aos montenegrinos: agora a cidade agora conta com farmácia 24 horas. A unidade da Farmácia São João da esquina entre as ruas Ramiro Barcelos e Olavo Bilac tem portas abertas até meia noite e, durante a madrugada, um funcionário atende à população através de uma janela.

Protetores de animais têm motivo para renovar as esperanças: o prefeito em exercício Cristiano Braatz afirmou que a Prefeitura irá retomar o projeto de castrações de animais de rua ou em situação de vulnerabilidade. No entanto, não há uma data para iniciar os procedimentos.

Ontem começou a Festa de São Sebastião, no Caí. A programação segue até o dia 20, quando é celebrado o padroeiro de São Sebastião do Caí, e conta com atrações artísticas e religiosas.

Hoje, sábado, a Sociedade Esperança, no interior de Maratá, recebe o tradicional baile de corais promovido pelo Coral União. Além do anfitrião, outros 10 corais de diversas cidades da região são esperados. As apresentações acontecem a partir das 20h. Haverá janta com custo de R$ 20,00 para sócios ou para quem comprar antecipadamente.

E lembrando aos leitores que a edição impressa do jornal Ibiá não circula às segundas-feiras durante o Verão. Você pode acompanhar toda a cobertura das notícias pelo portal www.jornalibia.com.br ou pelas nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e no Whatsapp.

Deixe seu comentário