O Jornal das Gurias completa 40 Anos

O Jornal Ibiá está entre os “cases” de sucesso mais conhecidos do Vale do Caí. Era chamado fraternalmente de “o jornal das gurias”, característica que também lhe concedeu um status de ousadia, tendo sido fundado por duas jovens estudantes de Comunicação Social da Unisinos, Mara Rúbia Flores e Maria Luiza Szulczewski, a “Lica”. Empreendedoras que precisaram de coragem para enfrentar limitações e desconfianças.

Nesta trajetória onde era repórter, fotógrafo, editor e contato comercial, com humildade criaram a lendária história das bicicletas. Os veículos eram usados pelas próprias diretoras para entregar as edições na porta dos primeiros assinantes a acreditarem que o Ibiá era possível.

Nesta quinta-feira, dia 16, o Jornal completa 40 anos, ancorado no mesmo compromisso norteador de 1983: fazer um jornalismo plural, que dá espaço a todos os segmentos da sociedade, sem distinção entre raça, credo ou condição sócio-econômica. Imparcialidade com qualidade!

As jovens queriam entregar um jornal diferente do que Montenegro estava acostumado a ler, colocavam em prática um sonho idealista. Todo o processo teve início em uma pequena sede, em uma sala de casa alugada, na Rua Coronel Antônio Inácio, no Centro da cidade. Eram apenas duas mesas, duas máquinas de escrever, uma câmera fotográfica Olympus Trip – daquelas de filme -, as famosas duas bicicletas e, claro, muita força de vontade. E Lica e Mara até hoje são gratas pela confiança, relatando sempre que eram encorajadas pela receptividade dos montenegrinos.

Últimas Notícias

Destaques