Foto: Arquivo pessoal

A nutricionista Camila Kleber de Oliveira aborda importante um importante tema: Alimentação, Imunidade e Cornavírus. A intenção é orientar a população para que esteja   nutricionalmente forte para enfrentar a pandemia da Covid-19. Leia o artigo:

“Aumentar a imunidade através de uma alimentação saudável pode prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida. No entanto, é importante destacar que não existe nenhum alimento específico ou milagroso que possa fortalecer seu sistema imune da noite para o dia. Tão pouco algum suplemento, vitamina ou nutriente capaz de combater, prevenir ou evitar a contaminação pelo Coronavírus.

Algumas recomendações e estratégias nutricionais se forem utilizadas em conjunto com uma alimentação balanceada e equilibrada, rica em micronutrientes, vitaminas, compostos bioativos, fitoquímicos, gorduras essenciais presentes em “alimentos de verdade” podem contribuir para fortalecer o sistema imunológico e deixá-lo mais eficiente e preparado para poder combater o COVID-19. Por outro lado, uma alimentação baseada em alimentos processados, carboidratos refinados, restrita em nutrientes, rica em açúcar e gordura trans, pode piorar a resposta do sistema imune.

Por isso é tão essencial manter uma alimentação saudável sempre! E em tempos de Coronavírus, procure incluir e priorizar alguns alimentos no seu cardápio habitual:
• Vegetais verde-escuros: couve, rúcula, espinafre, brócolis;
• Frutas ricas em vitamina C: limão, laranja, morango, acerola, kiwi, mamão;
• Oleaginosas ricas em zinco e selênio: Castanhas, nozes, amêndoas;
• Lactobacilos: iogurtes naturais, kefir, leites fermentados, probióticos;
• Chás antioxidantes: Chá verde, Gengibre, Hibisco;
• Muita água, manter uma adequada hidratação é fundamental!
• Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, carboidratos refinados e açúcar em excesso, isso pode debilitar sua imunidade.

Lave bem as mãos com água e sabão, faça uso racional do álcool gel e não saia de casa. O pânico, o estresse e a privação de sono só irão deixar seu sistema imunológico mais debilitado e suscetível a doenças.
Exerça a empatia e mantenha a calma.
Cuide-se para que juntos possamos construir um novo mundo, com mais amor, saúde e solidariedade.

Nutricionista Camila Kleber de Oliveira
Especialista em Nutrição Clínica – CRN 9490”

Deixe seu comentário