Operação conjunta fiscalizou diversos locais, dispersando aglomerações e dando orientações. Foto: Prefeitura de Montenegro

Na noite de domingo, dia 21, e madrugada desta segunda-feira, dia 22, teve continuidade a operação conjunta da Defesa Civil de Montenegro, da Guarda Municipal, da Brigada Militar e das equipes de fiscalização da Prefeitura de Montenegro que visa o cumprimento de decreto estadual que determinou suspensão geral das atividades das 22h às 5h por conta da pandemia de Covid-19. No mapa preliminar do sistema de Distanciamento Controlado criado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul mostra a região na qual está inserido Montenegro em bandeira preta, o que significa altíssimo risco de transmissão do novo coronavírus.

A fiscalização, que teve a coordenação do chefe da Defesa Civil, Carlos Roberto Ferrão, aconteceu em diversos pontos da cidade e ocorreu durante quatro horas. No decorrer da operação, as equipes orientaram cidadãos e estabelecimento sobre as normas do decreto estadual de número 55.764 e que devem ser cumpridas para evitar a proliferação do vírus.

Durante a ação, sete pontos tiveram que receber a intervenção dos profissionais de segurança pública e de fiscalização. Dentre esses espaços estão a Praça do Telecentro, no bairro Timbaúva, o Porto das Laranjeiras, a Pracinha dos Ferroviários, um posto de combustíveis no bairro Progresso e a Praça Rui Barbosa. Na beira do Rio Caí, por exemplo, havia cerca de 150 pessoas. Elas foram orientadas e dispersadas.

Estabelecimentos comerciais também foram abordados pela fiscalização para o cumprimento das medidas sanitárias. No bairro Timbaúva, nove locais foram orientados sobre o decreto. Na margem da RSC-287, foram três os empreendimentos visitados. Já no centro de Montenegro, cinco locais receberam as orientações. Além disso, um estabelecimento comercial foi notificado pela operação por aglomeração de pessoas que lanchavam e pelo consumo de bebida alcoólica.

A equipe também dispersou 12 veículos com som e consumo de álcool em via pública. De acordo com a Prefeitura de Montenegro, os órgãos seguirão realizando essas operações conjuntas para evitar o contágio do novo coronavírus. Cidadãos que observarem aglomerações ou estabelecimentos que não estejam obedecendo ao decreto podem realizar denúncia para a Brigada Militar, pelo número 190, ou para a Guarda Municipal, pelo número 3632-1391.

Deixe seu comentário