No último mês, Nota Fiscal Gaúcha alcança 100 mil novos usuários

Mais de 3,6 milhões de cidadãos já estão inscritos no programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), movimentando uma rede que traz benefícios para a sociedade, consumidores, empresas e entidades sociais. Novos 100 mil usuários ingressaram no programa apenas no último mês. De dezembro até o momento, o NFG teve o ingresso de 200 mil pessoas. Um recorde que mostra o sucesso do NFG.

Criado pelo Estado em junho de 2012 e administrado pela Receita Estadual, o programa visa incentivar a cidadania fiscal e conscientizar os cidadãos sobre a importância social do tributo. O consumidor, ao optar pela inclusão do CPF na nota fiscal, passa a obter benefícios e participar de diversos sorteios, além de auxiliar entidades e contribuir para o combate à informalidade e à sonegação.

A adesão da população ao NFG vem crescendo sistematicamente ao longo dos últimos anos, impulsionada pelas novas modalidades e benefícios, entre eles, o desconto no valor do IPVA. Por meio do Bom Cidadão, os proprietários de veículos inscritos no NFG que incluem CPF na hora da compra podem ter uma redução no tributo. O desconto varia de 1% a 5%, conforme o número de notas solicitadas no período.

Nessa modalidade, o Estado concedeu R$ 64 milhões em deduções no IPVA 2024, um aumento de 25% em relação a 2023, quando já houve uma ampliação no desconto em 85% comparado a 2022. Um total de 31% da frota tributável teve desconto do Bom Cidadão no pagamento do IPVA 2024.

Últimas Notícias

Destaques