Exposição No Ar

Exposição de objetos antigos resgata um pouco da história da televisão e do rádio. Próxima mostra será sobre noivas

Assistir televisão na sala é uma cena do cotidiano de qualquer cidadão. A diferença no que está exposto no Museu de Artes de Montenegro, no predio principal da Estação da Cultura, são os objetos que proporcionam uma viagem no tempo. Rádios antigos junto a uma televisão que chama atenção pela sua caixa de madeira fazem parte da exposição “No Ar”.

E, enquanto se ouve as notícias no rádio ou se assiste a um programa de TV, que tal um refrigerante retirado de uma geladeira de 1932. Naquela época, o eletrodoméstico era pouco acessível financeiramente. Para resfriar, era necessário colocar gelo em um retângulo na parte superior. Ao derreter, a água escorria até uma bacia colocada embaixo do aparelho. Para quem ainda não viu a exposição, “No Ar” fica no térreo do Museu de Artes de Montenegro (MAM) somente até amanhã, dia 19.

As peças integram o acervo do Museu Histórico Nice Antonieta Schüler e mostram um pouco de como eram os veículos de comunicação de antigamente. “É uma forma de os museus dialogarem”, observa a responsável pela organização da mostra, a estagiária do MAM, Tuane Tain Bessi.

Você pode “fazer parte” do cenário e fotografar
A mostra tem espaço para os visitantes tirarem fotos em um ambiente diferente, proporcionado pela forma como os objetos foram dispostos. Para isso, há tanto a sala de antigamente como o estúdio de uma rádio. O cenário da emissora inclui aparelhos de rádio, discos de vinil, microfone e uma lauda com uma notícia para ser lida, com a pauta datilografada, pois, naqueles tempos, as máquinas de escrever eram o recurso usado nas redações.

Tuane Tain Bessi acrescenta que a criação de espaço para fotografia dos visitantes que, assim, participam do cenário, é uma forma de divulgar a exposição e a Estação da Cultura, uma vez que é comum essas imagens serem postadas em redes sociais. Ela afirma que a proposta está sendo bem aceita pela comunidade, principalmente pelos alunos que normalmente pedem à professora para fazer a foto.

Ela antecipa que a ideia é ter sempre nessa sala, junto à entrada principal do MAM, um espaço para exposições temáticas. Em março, houve uma mostra sobre Carnaval, com peças do Museu Histórico; em abril, está encerrando a de meios de comunicação, No Ar e, a próxima, será sobre noivas, tendo em visto que maio é considerado o mês das noivas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe seu comentário