Nível do Rio Caí marcava 5,76m em Montenegro no início da tarde deste domingo

Apesar da chuva constante desde a noite dessa segunda-feira, 6, o nível do Rio Caí estava estável na região até a manhã de terça-feira. Porém, no início da tarde, o nível voltou a subir lentamente e está agora na cota de atenção. A Defesa Civil de Montenegro e São Sebastião do Caí seguem atentas e em prontidão em caso de chamados.

Em Montenegro choveu cerca de 85 mm só nessa terça. Segundo o coordenador da Defesa Civil do Município, Elton José Santos da Silva, há previsão de enchente no município para essa quarta-feira, 8, mas ainda não foi possível medir a proporção, em vista da intensidade da precipitação e do escoamento fluído que ocorre. “As nossas preocupações é na noite de quarta-feira, e no dia de quinta”, diz.

De acordo com ele, a chuva deve cessar logo cedo nessa quarta, mas o órgão continua em alerta. Em Montenegro o Rio Caí marcava nessa terça-feira 3,76 metros às 11h, porém às 17h30 já estava em 3,94, de acordo com a medição do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (Sace). Mesmo com o nível baixo ainda é preocupante, pois o ponto de inundação no município é de 6 metros.

No município de São Sebastião do Caí o nível do Rio continuou aumentando, depois de ficar estável durante cerca de 12h. Depois de ter atingido 6,19 metros às 11h, o nível estava em 6,84 metros às 17h desta terça-feira. Segundo a Defesa Civil do Caí, há alerta de uma nova cheia na cidade. “Ainda temos a previsão de quase 100 milímetros de chuva na Serra. Se isso ocorrer ao longo da semana, em três dias, ficamos mais tranquilos quanto ao nosso trecho do rio. Porém, se esse volume cair em 12 ou 15 horas, voltaremos a ter enchente em São Sebastião do Caí”, afirma o coordenador da Defesa Civil Municipal, Pedro Griebler. A estrutura do município segue mobilizada em caso de enchente.

Deixe seu comentário