Rio Caí na localidade de Matiel, em Pareci Novo (Foto: Eduardo Herzer)

As chuvas intensas que atingiram o Rio Grande do Sul desde a madrugada de sexta-feira, 24, provocaram a subida rápida dos níveis de água do Rio Caí. Desde as 17h de ontem a quantidade de água vem aumentando ao longo do leito do Caí e o nível da cota de alerta foi atingido por volta das 3h30min da madrugada deste sábado, 25.

Pela manhã, era possível observar o quanto o Rio Caí estava cheio e já manifestava risco de transbordar, preocupando as famílias que moram nas proximidades do leito, que são as primeiras a sofrerem as conseqüências das cheias.

Eram 6h60min da manhã quando a cota de inundação foi atingida em São Sebastião do Caí, porém, após as 15h a água começou a baixar e neste momento ainda está em 11,8 metros, um metro a mais que o limite de inundação. Conforme os Bombeiros Voluntários de São Sebastião do Caí, a água não provocou remoção de famílias.

Em Montenegro, conforme o Sistema de Alertas de Eventos Críticos (Sace), o nível de água continua a subir durante a tarde deste sábado. Na última verificação da reportagem, a cota de inundação está perto de ser atingida. Para transbordar, o Rio Caí precisa atingir 6 metros, em Montenegro. Às 15h30min as medições apontavam para 5,65 metros. (JH)

Site do CPRM mostra as medições do nível da água com atualizações durante o dia

Deixe seu comentário