47 ANOS de preservação da História
No último domingo, 14 de janeiro, o Museu Literário Elita Ilsa Leipnitz Griebeller, localizado junto a Biblioteca Pública Municipal, em Montenegro, celebrou 47 anos de fundação. O local resguarda um acervo composto por livros e jornais que narram a História de Montenegro e Região do Vale do Caí, além de obras de autores locais.
A diretora da Biblioteca Pública Hélio Alves de Oliveira, Maria Terezinha Kraemer Canello, a Nica, conta que a trajetória da professora Elita Ilsa Leipnitz Griebeller , já falecida, não apenas marcou Montenegro como também foi essencial para a criação do espaço cultural, pois, foi da educadora o projeto de criação do Museu Literário. Em 14 de janeiro de 1977, o local abriu suas portas ao público, tornando-se um pilar na preservação da memória local.
O Museu recebe visitas de cidadãos em geral, estudantes e pesquisadores. “Em 2023, recebemos mais de 530 alunos e 25 pesquisadores, o que ressalta a importância do Museu na difusão da história local”, relata Nica.
Alexandra Flores, bibliotecária responsável pelo espaço, salienta o compromisso do Museu em ser referência na preservação da memória histórica e cultural dos municípios. “Guardamos com carinho encadernações de jornais como o Ibiá, Progresso e Fato Novo, fundamentais para entendermos os momentos marcantes do Vale do Caí.” A preservação desses documentos requer cuidados especiais, com recomendações específicas para manuseio, como o uso de luvas, na tentativa de estender sua longevidade.
O Museu também é o lar de materiais considerados relíquias; como livros, artigos e demais pertencentes literários de Hélio Alves de Oliveira, ex-prefeito de Montenegro, que dá nome à Biblioteca Municipal. O espaço, oferece uma janela com visão para o passado.
Em uma era dominada pela digitalização, o Museu Literário reafirma a importância do contato com documentos impressos, mantendo vivas as memórias de Montenegro para as futuras gerações.
Conheça o museu
Aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30.
Endereço: rua Capitão Cruz, número 2150, no Centro. Visitação gratuita
Os seis museus de Montenegro
Muitas pessoas não sabem que a Cidade das Artes conta com seis museus. Além do Literário, Montenegro tem outros cinco espaços dedicados a promoção de conhecimentos sobre história, cultura e arte. Visitar estes locais é a oportunidade para viver uma experiência de imersão a um passado real, que foi pilar para a construção da sociedade como a conhecemos hoje.
O Museu de Arte de Montenegro (MAM), localizado no complexo da Estação da Cultura, abriga um acervo diversificado de cerca de 500 obras de artes visuais, principalmente de artistas locais, com a Galeria Ênio Pinalli figurando como uma de suas principais atrações. Já no Museu Histórico Municipal Nice Antonieta Schüller, situado em frente a Estação, o público encontra um acervo multifacetado de peças históricas. O local conta com exposições permanentes e temporárias.
O Arquivo Histórico e Geográfico Maria Eunice Müller Kautzmann, instalado ao lado do Museu Histórico, na rua Osvaldo Aranha, preserva documentos que traçam a história de Montenegro desde 1884 até 1990, englobando registros como recenseamentos de italianos, documentos do Projeto Cura e do Cartório Eleitoral, além de acervos particulares.
Complementando essa oferta, o Museu Digital, concebido por Kervin Astor Weizenmann, disponibiliza um acervo virtual integrado aos demais museus, destacando fotografias, imagens de obras de arte e documentos digitalizados.No entanto, atualmente, esses três espaços encontam-se fechado aguardando reformas.
Na rua Assis Brasil, nº1200, o Museu do Brinquedo, exibe um acervo privado composto por mais de três mil itens, distribuídos em 12 salas temáticas que transportam os visitantes a uma nostálgica viagem pela infância.
Já no bairro Timbaúva, o Memorial do Imigrante Alemão, pertencente à família Berg Kauer Pereira, é um espaço que ilustra a história da imigração e colonização alemã no Vale do Caí. O neste mês de janeiro, o local está fechado para preparar novidades para 2024.
A diversidade desses museus enriquecem o cenário cultural da região. para todos os entusiastas da história, arte e cultura local.
Nas próximas semanas, o Ibiá trará matérias sobre os demais museus de Montenegro. Acompanhe no impresso, site e redes sociais.